População de Campo Grande recebe serviços de secretaria itinerante

O trabalho itinerante da Secretaria de Assistência Social chegou ao povoado de Campo Grande a 70 km da sede. Os servidores da secretaria realizaram na última quarta, 16, uma visita de reconhecimento da localidade. A parceria com a Secretaria de Educação proporcionou o primeiro contato com a comunidade, por
meio da reunião de pais e alunos que acontece frequentemente na escola Otaviano Pereira da Silva.

250 pessoas participaram das reuniões divididas nos turnos da manhã e tarde. A secretária de Assistência Social, Gabriela Nogueira, ressaltou que os trabalhos realizados em conjunto entre as secretarias agregam valores aos resultados obtidos. “A secretaria itinerante é um serviço que facilita o atendimento às famílias vulnerabilizadas e a parceria com a Educação se tornou um instrumento norteador para nossas ações”.
Gabriela lembrou que muitas famílias não disponibilizam de condições financeiras para se deslocar até a secretaria regularmente, por isso é necessário que as distâncias sejam encurtadas, por meio dos serviços nas comunidades e do atendimento domiciliar.

A equipe da secretaria fez esclarecimentos sobre os projetos desenvolvidos como a Casa da Família, Conselho Tutelar e dos programas governamentais de auxílio às famílias carentes. A dona de casa, Gerenita dos Santos, mãe de três crianças matriculadas na escola, acompanha o desenvolvimento dos filhos e diz que faz questão de participar das atividades escolares.
“Este momento hoje aqui na escola foi muito importante para nós, as informações passadas esclareceram nossas dúvidas”. No encontro ficou acordado o retorno mensal da equipe de Assistência Social no povoado. “Muita coisa já mudou, mas agora com a presença das secretarias vai ficar melhor”, concluiu Gerenita.

Educação – Segundo a secretária de Educação, Cátia Alencar o primeiro objetivo desse trabalho conjunto em Campo Grande é o fortalecimento da proteção à criança e ao adolescente, através da implantação de ações sócio-educativas. “Acreditamos que os projetos da Assistência Social que possam ser implantados em parceria com a Secretaria de Educação voltados para as crianças e os adolescentes, vão contribuir para efetivar os direitos assegurados em Lei”.

Outra ação destacada no encontro é a disponibilização de um ônibus pela prefeitura aos pais que pretendem assistir às palestras sobre agricultura familiar que acontecerão nos dias 18 e 19 como parte da programação da Festa da Paz. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)