Itatim comemora 20 anos de emancipação política

No dia 13 de junho, a cidade de Itatim comemora 20 anos de emancipação política. A prefeitura organizou uma festa que começa com uma procissão durante todo o dia e acaba com muita música e diversão na Praça do Comércio. Aproveitando o aniversário de emancipação da cidade, a prefeita Raimunda da Silva, resolveu também investir na grande festa tradicional do São João, promovendo a forró "ITA FORRÓ", com atrações como: João Almeida, Seu Maxixe, Filé de Mulher, Forrozeiros do Norte, Banda Pegação, Os Dominantes do Forró e o grande forrozeiro Flávio José. A festa vai acontecer de 21 a 24 de junho.





Apesar de todas as dificuldades originadas pela crise financeira, a prefeita conseguiu obter resultados positivos em sua administração. Por exemplo, consegue pagar em dias aos servidores públicos, deu um reajuste de 10% para servidores que ganha mais de um salário, implantou a Assistência Jurídica para atender pessoas que não possuem recursos para pagar advogados, entre outros benefícios.


A prefeita criou também, a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, que tem como objetivo melhorar a vida do homem do campo, e preservar o meio ambiente com ações efetivas. A nova secretaria junto com a secretaria de agricultura estadual conseguiram distribuir até o momento 18 toneladas de grãos de milho, feijão, e soja para agricultores.

Prefeita de Itatim, Raimunda da Silva


Na área de educação, Raimunda conseguiu aplicar o Plano de Carreira do Magistério, e reformar diversas escolas municipais, além de instalar uma biblioteca pública. Foi instalado também um tele centro oferecendo a população acesso gratuito à inclusão digital. Para a locomoção de estudantes da Zona Rural, a prefeita conseguiu aumentar a quantidade de veículos e levar pessoas de cem locais que nunca foram servidos.


Na saúde, a prefeitura está reestruturando o setor com novas contratações de profissionais e aplicando os programas estaduais e federais no município.


História - O município de Itatim que significa em tupy guarani "pedra ponta aguda" por causa de um monte que se destaca, foi desmembrada do município de Santa Terezinha, e se chamava Tanquinho, pois existia um tanque na cidade. No dia 13 de junho de 1989, houve a emancipação política de Itatim através da Lei Estadual 5015.


A população de Itatim foi aumentando gradativamente devido a construção da estrada de ferro que passa pelo centro da cidade e que servia para transportar passageiros. Atualmente, a estrada só transporta cargas.


A cidade tem uma população estimada em 15 mil habitantes, e vive um momento de ascensão, com a realização de diversas obras contribuindo para a melhoria de vida de milhares de pessoas.