Municípios que integram o Agropólo do Vale do Rio das Contas pediram mais apoio à Superintendência da CEPLAC na Bahia para elevar a área plantada, capacitar produtores e incluir a fruticultura nos registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para que a renda gerada pela atividade seja agregada à receita. Essa decisão foi tomada pelos prefeitos de Ipiaú, Deraldino Araújo, e de Ibirataia, Jorge Abdon Fair, representando o Consórcio dos Municípios do Vale do Rio das Contas, com o superintendente Antonio Zózimo de Matos Costa.
Durante o encontro, o prefeito Deraldino Araújo disse que, embora a CEPLAC tenha sido parceira com a prestação de serviços de extensão rural e assistência técnica, desde a implantação do Consórcio dos Municípios do Vale do Rio das Contas, se deseja maior participação no melhoramento de mudas de fruteiras e na capacitação do produtor.
O prefeito de Ibirataia, Jorge Abdon Fair, ressaltou a ampliação da área plantada de fruteiras, no Vale do Rio das Contas, que passou de 40 hectares, no ano 2000, para cerca de 800 hectares, em 2008, o que demonstra o grau de interesse do agricultor em produzir mais para abastecer o mercado regional.
O chefe do Centro de Extensão da CEPLAC (CENEX), Sérgio Murilo Correa Menezes, afirmou que a fruticultura passou a ser um Projeto Especial, tendo destacado que está se trabalhando para melhorar a distribuição de mudas e pela realização de cursos de capacitação do pessoal dos nove Escritórios Locais da CEPLAC naquela região.