A Prefeitura Municipal de Alagoinhas recebe técnicos do Governo do Estado no próximo dia 18 para uma audiência pública, quando será explicado o programa de microcrédito do Estado da Bahia – CrediBahia. A audiência pública acontece no Salão Verde da Prefeitura, às 10 horas. No dia 19, será instalado o posto de atendimento da cidade, na Praça da Bandeira, s/nº, próximo à Farmácia Popular, Centro. O CrediBahia é uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Prefeitura. Estão sendo convidadas as entidades representativas da sociedade civil e a população em geral para participar da audiência pública.
A vinda do CrediBahia para Alagoinhas deve-se à luta do prefeito Paulo Cezar, que participou de reuniões com o presidente do Desenbahia, Luís Petitinga, em Salvador. O CrediBahia é uma linha de financiamento criada para aumentar a oferta de crédito para pequenos negócios, permitindo reforma, ampliação e compra de equipamentos para micro e pequenos empresários. Em Alagoinhas, há a expectativa dos marchantes (vendedores de carne) da Central de Abastecimento utilizarem o crédito para adquirir equipamentos, como a câmera frigorífica, freezers, serras fita - para o corte da carne -, balcões inox e balanças. Desta forma, cumprirão as normas estabelecidas pela Portaria 304 do Ministério da Agricultura, que definem regras para o abate e comercialização de qualquer tipo de carne.
O presidente Luiz Petitinga da Desenbahia – Agência de Fomento do Estado – esteve em Alagoinhas, em março, na companhia de dois assessores: Yeda Ginbo, gerente de micro e pequenas empresas, e Fábio de Sá, gerente de negócios do escritório da Desenbahia, em Feira de Santana. Ao lado do prefeito Paulo Cezar e da secretária de Gerência de Projetos, Sônia Fontes, Petitinga apresentou as três opções de crédito: o CrediBahia, o Credifácil Giro e/ou um novo programa para associações e cooperativas. Para a instalação do CrediBahia, a Prefeitura de Alagoinhas cederá o local e os funcionários que vão atuar como agentes. A Desenbahia vai qualificar os funcionários e equipar o escritório com telefones e computadores. A expectativa é que no início do segundo semestre os trabalhadores do mercado informal já possam disponibilizar a linha de crédito. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Alagoinhas).