Instituto destinará verbas para Municípios investirem em Cultura Imaterial

Os gestores municipais poderão obter verbas para financiar projetos voltados à cultura local originadas nos Municípios. Os recursos são do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O edital de inscrição dos projetos, lançado no início de maio, estipula o dia 19 de junho como prazo para o recebimento das propostas dos Municípios. O IPHAN apoia o Patrimônio Cultural Imaterial e destinará cerca de R$ 735 mil para os entes brasileiros.

As inscrições poderão ser feitas nas superintendências do IPHAN, localizadas nas cinco regiões do País. Os interessados devem encaminhar projetos técnicos de melhoria e manutenção de diversas manifestações de cultura, como por exemplo, festas e rituais de etnias indígenas, afro-brasileiras, entre outras.
Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM) é importante que cada Município analise as oportunidades disponíveis nos diversos segmentos culturais, principalmente àqueles ligados a culturas locais. A CNM acredita que essa iniciativa do IPHAN representa uma oportunidade para gestores efetivarem os projetos culturais, parados por falta de verbas. Mais informações Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan pelo telefone (61) 3414-6138. (Fonte: CNM com informações do Iphan e do MinC)