ProJovem estimula o retorno à sala de aula

A aula inaugural do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem Urbano, segunda-feira, dia 6, em Itabuna, marcou o retorno à sala de aula de centenas de estudantes com idade de 18 a 29 anos que há algum tempo tinham desistido, por diversos motivos, de dar continuidade ao Ensino Fundamental. O ProJovem é uma iniciativa é do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Juventude, que vem sendo implementada pela Secretaria Municipal de Educação (SEC).


Em Itabuna estão funcionando cinco núcleos - Caic Jorge Amado, Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam), Escola Raimundo Jerônimo Machado, Escola Flávio Simões e Escola Ana Francisca Messias (espaço 1), atendendo 800 jovens. A programação foi iniciada às 19 horas de forma simultânea, com atividades voltadas para a interação entre os estudantes e professores, estimulando as relações interpessoais e sensibilizando os alunos a partir da apresentação dos objetivos e metas do programa.

A coordenadora executiva do ProJovem Urbano em Itabuna, professora Norma Clara Batista Pereira, que acompanhou o início das aulas no núcleo do Imeam enfatizou que a finalidade primordial do programa é proporcionar formação integral aos jovens. A meta é elevar a escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental, qualificação profissional, com certificação de formação inicial, além da participação cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.

Norma Clara observa que a participação cidadã deverá garantir aprendizagens sobre direitos sociais, promover o desenvolvimento de uma ação comunitária e a formação de valores solidários. Na capacitação profissional, ela enfatiza os cursos de telemarketing, e informática básica que serão desenvolvidos de maneira integralizada ao currículo. As aulas do ProJovem Urbano terá duração de 18 meses, com 2 mil horas de atividades, sendo 1.560 horas de aulas presenciais e outras 440 a distância.

Fora da sala de aula há quatro anos, após uma gravidez não programada, Tais Gomes, de 24 anos, está retornando com expectativas bastante positivas para concluir o ensino fundamental através do programa. Ela revela que isso tem sido um empecilho, inclusive, para que ela tenha acesso às vagas disponíveis no mercado formal de trabalho.

“Com a possibilidade de concluir o ensino fundamental e de adquirir novas habilidades, através deste Programa, acredito que passarei a ter diferenciais para que possa me destacar no marcado de trabalho”, afirma Taís. Esse aspecto diferenciado foi um dos principais atrativos para que Acácio Daniel Torres dos Santos, 19 anos, fizesse matricula no ProJovem Urbano. “Aqui teremos a oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos que já temos e aprender coisas que ainda não sabemos. Isso é importante para os jovens”, finalizou Acácio. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).