Itajuípe constrói nova unidade de saúde em Bandeira do Almada

A comunidade de Bandeira do Almada ganhará uma das mais modernas unidades de Saúde da Família do interior da Bahia. As obras avançam em ritmo acelerado para que a unidade seja inaugurada no próximo mês. Será um alívio para quem reside no distrito localizado a 17 quilômetros da área urbana de Itajuípe. A unidade terá 200 metros quadrados de área construída, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Sérgio Vieira.


A unidade terá recepção, consultórios clínico-geral, ginecológico e odontológicos, sala para atividades educação em saúde, planejamento familiar e reuniões, sala para curativos e farmácia. A unidade de saúde já existente não tem capacidade para atender a demanda do distrito de Bandeira do Almada. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente é a responsável pelo acompanhamento e execução das obras.


Os moradores de Bandeira do Almada também vão contar com moderno consultório odontológico. A Prefeitura de Itajuípe adquiriu os novos equipamentos para a unidade. “São gabinetes odontológicos e estrutura para atendimento médico que a unidade existente não comporta. Os usuários do SUS serão atendidos em ambiente mais confortável e moderno”. Sérgio diz que a obra e a compra de equipamentos foram feitas com recursos próprios. “Os equipamentos já estão pagos”.

Desde 2005, esta será a quarta unidade de Saúde da Família (USF) inaugurada em Itajuípe. As primeiras beneficiam moradores das regiões dos bairros José de Anchieta (conhecido como Pitangueiras), Santo Antônio e Alto da Liberdade. Novas USFs foram construídas e as existentes, reformadas. “O governo do prefeito Marcos Dantas reestruturou a rede básica de saúde e atuou firme para modernizar o Hospital Montival Lucas”.

Escola - Além da unidade de saúde, a região de Bandeira do Almada será beneficiada pelas obras de reforma e ampliação da escola que atende moradores da regia dos Macacos, a 12 quilômetros do distrito. “O número de alunos aumentou e precisamos ampliar a unidade de ensino”, acrescentou o secretário. A escola atende a alunos de Itajuípe, Barro Preto e Coaraci. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itajuípe).