Prefeito se integra à comunidade em mais um mutirão contra a Dengue

Prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho e secretários municipais compareceram no último final de semana (sábado- 04/04) no segundo mutirão contra a Dengue, no bairro Itaberaba. “O mosquito da Dengue já está aqui. Não deixe que ele viva”, foi neste ritmo de luta contra a doença, mas de maneira diferente e animada, que agentes de endemias e comunitários, juntamente com profissionais das Secretarias de Saúde, Educação, Infraestrutura e Cultura passaram à mensagem de responsabilidade que a comunidade também deve ter com relação a Dengue. Participaram da festa educativa e de prevenção, o grupo de dança country do Projovem João Paulo II, que com estilo atraiu os moradores a unidade de saúde do bairro e integrou a turma a um dos locais, alvo do mutirão. A corrida contra a doença foi animada com a dança cultural e folclórica de São Gonçalo no Centro de Recuperação e Assistência Social (Cras), além da presença da banda Fanfarra do Paulo VI, que percorreu todo o bairro anunciando a caminhada contra a Dengue. O público pôde conferir também rodas de capoeira e apresentações teatrais nas escolas Dinorah Albernaz e José Pereira.


Em paralelo às apresentações do evento, 140 agentes de endemias visitaram as residências para fazer a limpeza e coleta de larvas do Aedes Aegypti, além de entregar folhetos e orientar sobre o trabalho de prevenção. Quem também vestiu a camisa na luta contra o mosquito foi a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seihasp), que reuniu agentes de limpeza para fazer eliminação de possíveis focos, através da retirada de entulhos, limpeza de canais e recolhimento de depósitos de lixo. Até o último final de semana, já foram 119 casos suspeitos notificados e apenas 4 confirmados de Dengue Clássica. “Isso é positivo para o município, pois estamos com poucos casos confirmados e para uma população grande como a nossa, este número representa tranquilidade. Significa também que os médicos da rede estão sensibilizados em notificar casos suspeitos, fruto da capacitação encabeçada pela SMS. O nosso trabalho está dando resultado”, explicou o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Rogério Leal.

"Este trabalho é muito importante, estou aprendendo com a prefeitura a me preveni. Antes era tudo sujo e a doença estava se proliferando com mais rapidez, agora não. O prefeito está de parabéns. Que Isaac continue preocupado com a nossa saúde”, comentou satisfeita a dona de casa, Valdenisia Sobreira. O agente de endemias, Josinei dos Santos diz que a SMS está no caminho certo, pois ano passado teve muitos casos confirmados e agora está mais controlado. “O mutirão tem ajudado bastante, porque entramos de casa em casa ajudando as pessoas a mudarem de comportamento, além de nos ajudar a combater a Dengue. Estamos em risco, mas longe de um surto”, festejou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro).


O secretário de saúde, Ubiratan Pedrosa fala sobre a necessidade do mutirão, que não resolve o problema, apenas mobiliza a população que deve está sempre atenta contra a Dengue. “Todos devem estar em alerta, vigiar o vizinho, observar depósitos de lixos e terrenos baldios que possam servir para focos da larva. O arrastão de revisão nas casas tem o objetivo de gerar mudança de atitude e comportamento nas pessoas para evitar epidemia, já que observamos níveis altos de infestação predial em alguns bairros da cidade”, justificou. “O principal agente de prevenção da doença são as pessoas, que devem cuidar de suas casas, é o mais importante. A prefeitura vai continuar se mobilizando nos bairros para evitar que o mosquito se reproduza. Todos têm responsabilidade, pois saúde é prevenção”, sinalizou o prefeito. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro)