A Paixão de Cristo será encenada em praça pública na próxima sexta-feira, 10, numa parceria da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) e o Grupo Arte em Cena. O espetáculo programado para às 19h30min, na praça Rio Cachoeira, mostra uma das histórias mais conhecidas e vividas no mundo: os últimos dias de Jesus Cristo vivo na terra.
A peça produzida e apresentada por atores regionais relembra uma penosa trajetória de vida e morte, desde a última ceia, à traição, passando pela prisão, o julgamento, a flagelação e a crucificação de Jesus, o Filho do Homem que mudou a história da humanidade, um episódio trágico representado no mundo inteiro pela comunidade cristã.
Do cinema e dos famosos palcos teatrais aos tradicionais rituais nas paróquias de bairro, a história da Paixão de Cristo tem motivado demonstração de fé da humanidade, além de inspirar produções artísticas locais como esta que a Ficc e o Arte em Cena vão mostrar na sexta-feira santa em Itabuna.
“É uma tradição religiosa de grande repercussão que a Ficc não pode deixar de incentivar não apenas para aproveitar o grande potencial artístico que temos em nosso município como também para proporcionar à comunidade através da arte, um momento de reflexão religiosa” destacou o presidente da fundação Cyro de Mattos.
Elenco - O espetáculo com texto de Équio Reis e adaptação e direção de André Sena e assistente de direção de Valter Prado, tem no elenco atores regionais consagrados como Alex Francis (no papel de Jesus), Marquinhos Nô , Aldenor Garcia, Lucas Oliveira, Ruy Delmondes, Aldo Bastos, Marcelo Lobo, Malena Dórea, Wellington Bornier e Ângelo Max (interpretando o diabo). O espetáculo conta ainda com a participação de l20 figurantes entre estudantes e os atiradores do Tiro de Guerra, segundo informou assessora de Marketing Cultural da Ficc, Eva Lima. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).