O Seminário de Parcerias Institucionais realizado no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), na última terça-feira (01/09), teve como principais objetivos apresentar as parcerias institucionais, as ações do Ministério da Agricultura, a elaboração e execução das propostas (principais falhas) e a prestação de contas dessas ações. O evento foi uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), junto com a Superintendência Federal de Agricultura na Bahia (SFA/BA), em parceria com a UPB.
O Vice-Presidente Institucional da UPB, o prefeito de São Domingos, Izaque Rios, abriu o evento ressaltando a importância do seminário para os prefeitos e técnicos, ainda mais porque a Bahia apresenta dificuldades na área devido a escassez de investimentos, em relação aos outros estados do Nordeste. Izaque dá exemplos de como os municípios podem ser mais produtivos se houver ações de incentivo ao desenvolvimento. O prefeito aproveitou para registrar as insatisfações dos gestores com os recursos para a agropecuária, que são direcionados através de emendas parlamentares, e pede a participação do MAPA para criar mais possibilidades de fomentar os investimentos na Bahia.
A abertura do evento também teve pequenas apresentações da Superintendente Federal da Agricultura na Bahia, Maria Delian Sodré, o diretor técnico da Superintendente Federal da Agricultura na Bahia, Altair Santana e o representante da Caixa Econômica Federal, Luiz Eduardo Guerra. Altair destacou que o meio mais rápido para se chegar ao desenvolvimento social é através de parcerias institucionais, e isso depende das cobranças aos parlamentares para que mais emendas sejam voltadas para a agropecuária.
Também foram discutidas ações de fomento ao desenvolvimento do setor agropecuário. Cerca de setenta pessoas entre prefeitos e técnicos tiveram presentes em mais uma iniciativa de qualificação apoiada pela UPB.