Conselho Federal de Economia premiará Municípios destacados pelo IRFS

Na última segunda-feira, 31 de agosto, integrantes do Conselho Federal de Economia receberam esclarecimentos sobre o Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS) durante visita a sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília. O grupo veio divulgar o XVIII Congresso Brasileiro de Economia, com inicio marcado para o dia 16 de setembro. No evento, haverá homenagens aos gestores destacados pelo IRFS, desenvolvido pela CNM.

Os especialistas em economia, Sylvio Puga, Aurelino Levy e Fernando Tadeu Borges, explicaram que, paralelo ao Congresso, haverá a entrega do XV Prêmio Brasil de Economia. Pela primeira vez, esta premiação irá destacar a administração dos Estados e Municípios brasileiros. O Conselho firmou uma parceria entre a Confederação e usará como base para a entrega dos prêmios o IRFS.
O objetivo do Prêmio é destacar os Municípios que estão cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O indicador é calculado pela CNM com dados oficiais da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e leva em consideração os quesitos Fiscal, Social e Gestão. Este ano, o IRFS apontou os Municípios com melhor desempenho no ano de 2007. “O que mais me chamou a atenção é que, a maioria dos mais de cinco mil Municípios, conseguiu manter o índice em boa situação”, conta o coordenador do XV Prêmio Brasil de Economia, Aurelino Levy. Para a entrega das medalhas e homenagens aos Municípios modelos, o grupo convidou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
IRFS levado ao conhecimento dos cidadãos - Para os organizadores do Congresso, a divulgação do IRFS deve ser em alcance nacional. “O cidadão não quer ver seu Município sendo apontado com níveis baixos e por isso vão cobrar”, explica Fernando Tadeu Borges. Segundo ele, toda a sociedade deve saber a qualificação do Município onde vive para incentivar os gestores a melhorarem cada vez mais.
Além da divulgação para os munícipes, os integrantes do Conselho lembraram também da importância de integrar as universidades nestes estudos. “Esta iniciativa é muito positiva. A CNM precisa levar isto ao conhecimento das faculdades de gestão e economia”, ressaltam. De acordo com visitantes, o IRFS estimula a administração municipal e faz com que as prefeituras que não prestam contas busquem a regularidade com a LRF. (Fonte: CNM)