Pré-sal: Ziulkoski defende distribuição de royalties para Municípios

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, concedeu entrevista à coluna Panorama Econômico do jornal O Globo desta terça-feira, 1.º de setembro. À coluna, Ziulkoski falou sobre a importância dos royalties do pré-sal para as prefeituras do País. Representante dos Municípios, o presidente da CNM foi procurado em razão do anúncio do marco regulatório do pré-sal. A forma como o assunto será tratado pelo governo federal foi divulgada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira, 31 de agosto.

Entre os destaques, Ziulkoski disse que os prefeitos estão preparados para discutir o tema - no dia 23 deste mês, por exemplo, eles se reúnem em Brasília para tratar deste assunto. “O petróleo em alto-mar é propriedade da nação brasileira, e se o presidente Lula quer fazer investimentos sociais, os prefeitos também querem”, afirmou.
Confira o trecho na íntegra:
Na disputa - As prefeituras vão entrar firme na luta pelos rendimentos do pré-sal. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, informa que o tema será discutido no próximo encontro de prefeitos, dia 23, em Brasília. Ele resume o discurso que deve prevalecer: não há como sustentar a atual política de royalties. O petróleo em alto-mar é propriedade da nação brasileira, e se o presidente Lula quer fazer investimentos sociais, os prefeitos também querem.
— Essa questão vai aflorar e precisa ser discutida com profundidade. Estamos preparados para o debate — afirma Ziulkoski.(Fonte: CNM)