Implantado em março deste ano pela Secretaria de Trabalho e Ação Social de Uruçuca, o projeto Espaço de Convivência terá sede própria. “Hoje, as atividades acontecem duas vezes na semana. Com o local exclusivo, os meninos e meninas serão acompanhados diariamente, no turno oposto ao da escola”, informou a secretária Alice Sena Gomes. O imóvel, onde funcionava o Instituto Mauá, está sendo totalmente reformado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e deve ficar pronto na primeira semana de outubro.
O novo Espaço de Convivência contará com seis cômodos amplos, incluindo sala de reforço escolar, atendimento psicossocial, brinquedoteca, sala de acolhimento, mini biblioteca e refeitório. O local terá ainda uma horta orgânica que será cuidada pelas crianças como parte das atividades educativas. A decoração em temas infantis será feita pelo artista plástico de Uruçuca, Antônio Roque.
A criação do Espaço de Convivência atenderá às solicitações do Ministério Público e do Conselho Tutelar, tirando das ruas meninos e meninas em situação de risco social. A princípio, o local acompanhará 10 crianças com idade entre 04 e 12 anos, mas terá capacidade para atender até 20 usuários. Os adolescentes terão atividades diferenciadas, que deverão acontecer através de um projeto paralelo.
Para a assistente social Martha Vasconcelos, que supervisiona o projeto, o Espaço de Convivência ajuda não apenas a preencher o tempo das crianças, prevenindo que sejam vítimas de violência ou absorvidas pelo crime. “Todas as ações procuram enfatizar a valorização pessoal, a necessidade de seguir normas e regras e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários”, declarou.
Enquanto a nova sede não fica pronta, as atividades continuam acontecendo na sede da Secretaria de Trabalho e Ação Social. As crianças participam de brincadeiras, reforço escolar, exibição de vídeos e trabalhos artísticos. Elas são monitoradas por voluntárias, sendo três estudantes de serviço social e uma estudante de psicologia. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Uruçuca)