Parceiros elogiam iniciativa da Prefeitura pelo dia de ação pela paz

“Muito louvável a iniciativa do prefeito Capitão Azevedo pela busca de parcerias para promover um evento dessa natureza em favor da paz no município. Entendemos que as instituições têm dever com a sociedade no sentido de promover a melhoria e o bem estar da população e a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) se colocará sempre à disposição de projetos que busquem essa transformação”. A declaração é da diretora acadêmica da FTC, Raildes Pereira Santos, presente no último sábado no Mutirão Pela Paz. O evento foi uma das primeiras ações do Pacto Contra a Violência em Itabuna. Com a diretora, estava uma equipe de estudantes de cursos de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Direito da faculdade que levaram uma gama de serviços prestados gratuitamente aos moradores que compareceram no dia de ação social.

A FacSul/Unime também reforçou o apoio ao movimento porque, segundo a diretora-acadêmica Andréa Sauer, só com esse entrosamento entre Município, Estado e a sociedade é possível enfrentar a violência. “O mutirão é um passo e junto com ele dever vir juntos outras ações educativas e de lazer porque só através desse empenho social é possível promover a paz”. “O mais importante do evento é que ele visa buscar soluções para a segurança na comunidade. O mutirão é uma fase embrionária, mas com propostas de melhorar quando a população que é mais beneficiada, participar ativamente”, disse o coordenador do Grupo de Ação Comunitária, (GAC) Oduvaldo Carvalho, que também é presidente da OAB de Itabuna. Ele ressalta ainda que o movimento é a partidário e crise na sua opinião, se enfrenta com união. “Temos certeza de que essa iniciativa alçará vôos mais altos atingindo outros municípios e estados brasileiros”, disse.

Para o Comandante do 15o. Batalhão de Policia Militar de Itabuna, Tenente-coronel Ubirajara Pedreira, a maior importância do Pacto contra a violência é porque existe uma gestão participativa, onde a comunidade discute seus problemas e se busca em parcerias alternativas para a solução. O secretário municipal de Administração, Gilson Nascimento lembra que, com a realização do evento, houve uma quebra de paradigma onde cada um tem uma visão de trabalho e onde todos ajudam todos em busca da melhoria da qualidade de vida da comunidade. “É isso o que queremos e é o que a comunidade precisa”.


Serviços prestados - O Mutirão pela Paz aconteceu na sede e na rua em frente ao colégio Ciso, no bairro de Fátima, onde foram armados toldos para atendimento ao público nas mais diferentes áreas desde assistência médica e farmacêuticas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, serviços oftalmológicos (Hospital de olhos Beira-Rio), e orientação de cuidados para recém nascidos ao aleitamento materno.

Na área de assistência jurídica, equipes de defensores e advogados levaram informações precisas sobre o acesso da população carente à justiça desde a Vara de Família, entre outras da área cível e criminal e da Infância e Juventude. Defensores públicos do Estado e Município estiveram durante o dia à disposição da comunidade.

Segundo o secretário de Assuntos Governamentais e Comunicação Social Walmir Rosário, que coordena o Pacto Contra a Violência em Itabuna, informou que uma mini prefeitura foi instalada no local, com a participação de todas as secretarias municipais, além da Fundação Marimbeta e Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), que prestaram os mais variados serviços, cada uma em suas áreas, a todas as famílias que compareceram ao evento. “São com ações como essa que parte da população carente recebe os benefícios prestados pelo Estado, nas mais diversas modalidades”, ressaltou.


Além dos serviços, também foram distribuídos folhetos informativos e kits de preservativos pela Coordenação de DST/Aids; de esmaltes pela Fábrica Kissex, e ainda sorteio de muitos outros brindes pelas secretarias municipais, a exemplo da Agricultura que sorteou adubos e ainda ensinou como transformar uma garrafa Peti em uma mini horta. Já a Secretaria de Transporte e Trânsito promoveu palestras através da unidade móvel do Educatran. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)