Campanha contra osteoporose segue nas principais unidades de saúde de Ilhéus

Prossegue em Ilhéus até o início do próximo mês a campanha de prevenção e combate à osteoporose lançada em parceria com as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social e Trabalho com a indústria farmacêutica Eli Lilly, que disponibilizou gratuitamente máquinas de calcâneo para a realização de exames de triagem da osteoporose. A ação vem percorrendo as principais unidades de saúde do município e tem como público-alvo homens e mulheres com idade acima de 40 anos. Os exames também acontecem na sede da Assistência Social, paralelamente ao recadastramento que garante transporte gratuito para idosos.

Dentro da programação, nesta quarta-feira (16) o exame será realizado no Centro de Saúde Avançado da Zona Sul (Hernani Sá) e na Unidade Básica de Saúde de Olivença, respectivamente. No dia 18, é a vez dos PSFs I, II e III do bairro Nossa Senhora da Vitória, que também vai contemplar o público do PSF do bairro Ilhéus II. No dia 21, a triagem acontece na Unidade Básica de Saúde Almiro Vinhais e no dia 23 chega na Unidade do Banco da Vitória, atingindo a população atendida na Unidade Básica de Saúde de Vila Cachoeira. Dias 25 e 28 o exame será realizado no PSF I do Salobrinho (e também será voltado para o público dos PSF II do bairro) e na Unidade de Saúde do Iguape (também disponibilizado ao público do PSF deste mesmo bairro), respectivamente.

No dia 30 deste mês, o exame será disponibilizado na Unidade de Saúde Sarah Kubistchek e também será voltado para o público do PSF do Alto do Coqueiro. No dia 2 de outubro, a campanha de prevenção contra osteoporose chega à Unidade Básica do CSU e atingirá ainda o PSF da Barra e a UBS do São Miguel. No dia 5, o exame será disponibilizado no PSF da Conquista e também será voltado para o público da Policlínica Halil Medauar. No dia 7, o atendimento acontece nos PSFs I e II do bairro Nelson Costa e também tem como alvo a UBS do bairro. Já no dia 9, a campanha se encerra com atendimento na unidade básica de saúde Herval.

Na sede da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, o exame pode ser feito nas terças e quintas-feiras, durante o horário de funcionamento, de 8h às14h, por uma equipe da secretaria de saúde. Simples e rápido, o ultrassom de calcâneo é indicado para homens e mulheres que na pós-menopausa tenham duas ou mais das seguintes características: fumante; cor branca ou amarela; vida sedentária; histórico familiar de osteoporose com mãe, avó ou irmã; realização de terapia com corticóides por mais de três meses; antecedência de fraturas de baixo impacto ocorridas na idade adulta em coluna vertebral, fêmur ou punho.

De acordo com a Secretária de Saúde do município, Marleide Figueiredo, "independente do resultado, as pessoas serão serão orientadas a levar o exame, que é realizado em cerca de cinco minutos, para um médico especialista avaliar, pois o ultrassom de calcâneo é apenas um rastreamento da osteoporose e não serve como único método diagnóstico”. Para fazer o diagnóstico da doença são necessários exames adicionais, dentre eles a densitometria óssea.

A osteoporose é uma doença silenciosa e debilitante que torna os ossos frágeis e sujeitos a fraturas, e que atinge uma em cada três mulheres e um em cada oito homens. É um sério problema de saúde pública que pode causar dor, perda da liberdade e autonomia dos movimentos, elevando o risco de morte. É conseqüência da perda de tecido ósseo que ocorre mais intensamente após a menopausa. Os custos de tratamento são altos e o impacto sócio-econômico é grande. Assim sendo, é fundamental que a osteoporose seja detectada precocemente e tratada para que se diminua o risco de fraturas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)