Várias medidas emergenciais estão adotadas para impedir ainda mais o avanço da infestação

A Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar, já a partir desta semana, os trabalhos de combate ao mosquito da dengue em Vitória da Conquista. Segundo o último Levantamento do Índice de Infestação Predial (IIP), a porcentagem de domicílios da cidade com a presença de focos do mosquito saltou de 0,27% para 1,53%. O índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS), é de até 1%.


Segundo a secretária de Saúde, Suzana Ribeiro, várias medidas emergenciais estão adotadas pelo governo municipal para impedir ainda mais o avanço da infestação. O último boletim de casos de dengue mostra que 33 pessoas foram infectadas pela doença, das quais 22 são “casos importados”, ou seja, pessoas que contraíram a doença fora de Vitória da Conquista. “Mesmo com todo o trabalho de campo e de conscientização, a população tem se descuidado. Por isso, vamos reunir todos os agentes de saúde em mutirão para atacar as áreas onde o índice de infestação é preocupante”, alertou Suzana Ribeiro.

Fabiana Cavalcante, coordenadora do Centro de Controle de Endemias, esclarece que o controle da dengue se dá, sobretudo, com a participação da população e alerta para que as pessoas não deixem acumular água parada, condição fundamental para a proliferação do vetor. Ela reforça ainda a orientação para que a população mantenha as caixas d’água, poços e cisternas tampados. “Todas as medidas contra a dengue devem ser, necessariamente, coletivas; devem envolver toda a cidade. A vigilância tem que ser permanente para evitar ambientes propícios à reprodução do mosquito transmissor da doença”, esclarece.

CASAS FECHADAS – Dentre as medidas já tomadas pela Saúde para inibir o avanço da doença, destaca-se a reunião com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis – cuja diretoria se comprometeu a disponibilizar às equipes as chaves de todas casas à venda e para aluguel, permitindo assim uma ação mais eficaz dos agentes; também já foi encaminhada à Promotoria Pública solicitação de autorização judicial para entrada dos agentes em mais de noventa endereços cujos proprietários e moradores recusaram os serviços dos profissionais de combate a dengue.

CONVOCAÇÃO GERAL – A Secretaria de Saúde vai intensificar os “mutirões” de combate a dengue nos bairros, atuando em parceria com as demais secretarias, especialmente de Serviços Públicos e Infra-Estrutura Urbana. A idéia é convocar também os agentes comunitários de saúde e enfermeiros da Atenção Básica integrar as equipes que estão promovendo limpezas e conscientização nas áreas urbana e rural do município.

PARCERIAS E COMUNICAÇÃO – Na tarde terça-feira, a secretária Suzana Ribeiro se reuniu com a coordenadora da Atenção Básica, Karine Brito; da Vigilância Epidemiológica, Fabiana Cavalcante; o sub-secretário de Saúde, José Louzado (Zuza) e o coordenador de Comunicação, Fábio Sena, para discutir estratégias de divulgação das ações voltadas ao combate a dengue. Definiu-se, entre outras coisas, pela solicitação de parceria entre a Prefeitura e os veículos da imprensa local no sentido de fortalecer a campanha contra a dengue. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista).