Programa assistencial da Prefeitura já beneficia 60 jovens e crianças

Nada menos do que 60 crianças e adolescentes que cumprem pena sócio educativa em Itabuna estão sendo assistidos pela Secretaria Municipal de Assistência no Centro Grapiúna, que funciona no bairro jardim Grapiúna. Além da participação em aulas e oficinas, muitos deles estão sendo avaliados e posteriormente encaminhados ao mercado de trabalho. O secretário de Assistência Social Antônio Formigli Rebouças informou que isso tem sido possível graças às parcerias que a prefeitura vem mantendo com empresas locais.

O centro que está sob a coordenação de Rosana Bandeira conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e professores de Artes e de Esportes e atende crianças com idade entre 12 e 18 anos. Além da assistência social e educativa, os jovens também recebem orientação para que eles não percam os laços familiares.

O secretário explicou que alguns adolescentes já perderam esse vínculo e o desafio da Assistência Social é reintegrá-los à família como ponto de apoio. Formigli lembra que sãos muitos os motivos que levam os jovens e adolescentes a abandonarem seus lares, um deles é o uso de drogas. “Daí a importância de um trabalho sério, que exige muito mais do que dedicação e esforço, mas também continuidade e, sobretudo o apoio da sociedade e de empresas locais”.

Ele lembra também que a preocupação com a questão social é e será sempre uma das prioridades do prefeito Capitão Azevedo que tem como meta de trabalho direcionar atenção especial às famílias mais carentes que nem sempre têm oportunidades na vida.

O secretário adiantou também que em paralelo a esse trabalho a prefeitura está concluindo o projeto da Casa de Passagem que funcionará numa casa que está em processo de doação pela Fundac no bairro São Judas para atender também jovens em situação de risco com ou sem referencia familiar. A Secretaria de Assistência Social também já deu inicio ao trabalho de descentralização de outros projetos como o “EI Mamãe” (antigo Viva Maria) que já mantém núcleos em funcionamento nos bairros Califórnia, São Caetano e Mangabinha. A previsão é de que também seja implantado outro no bairro da Conceição. O Objetivo da secretaria é beneficiar cada vez mais às gestantes de baixa renda. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).