Antônio Imbassahy visita a UPB

O ex-prefeito de Salvador, o engenheiro Antônio Imbassahy, atual presidente regional do PSDB, fez uma visita nesta terça-feira (dia 31) a UPB e foi recebido pelo presidente da instituição, Roberto Maia. Na conversa falou-se da reeleição de Maia como prefeito de Bom Jesus da Lapa devido ao resultado de um bom trabalho que mudou a vida da localidade onde foi implantada a gestão plena da saúde, investimento na educação, construção de mais de 100 salas de aula, qualificação do professor, investimentos em obras de infra-estrutura com pavimentação asfáltica e calçamento nas ruas e avenidas. Programas federais que não existiam e passaram a ser implantados como PSF, Farmácia Popular, Samur, Caps, dentre outros.

Mas o forte da conversa foi a crise que está afetando os municípios. Maia informou a Imbassahy que entregou ao presidente Lula um documento sobre a situação desastrosa em que vivem os municípios com a queda do FPM, principal fonte de receita de 80% das 417 cidades da Bahia. “Vejo o governo ajudando as montadoras, por que não pode ajudar as prefeituras, que são os maiores empregadores do Brasil?”, questionou. Houve uma diminuição de receitas e aumento das despesas, por isso os prefeitos estão desesperados , com poucos recursos para honrar todos os compromissos.

Maia falou também da assembléia geral com os prefeitos baianos, programado para esta segunda, dia 06 de abril na sede da UPB quando pretende promover uma grande discussão para encontrar uma saída para as prefeituras. No dia seguinte, 07, os prefeitos viajam para Brasília para participar de um encontro nacional e apresentar a pauta de reivindicação definida no encontro da Bahia.

MODELO - Quando prefeito de Salvador Antônio Imbassahy (1991 a 1994) foi eleito por vários anos o melhor prefeito do Brasil pregando um modelo de gestão participativa com ONGs e instituições para facilitar o trabalho. Quando saiu da prefeitura de Salvador em 2004, Antônio Imbassay tinha pontos de aceitação invejáveis. Imbassahy tem longa experiência em administração, já foi presidente das extintas Coelba e Telebahia.

O ex-prefeito também está investindo no campo pessoal. Além de um programa de rádio, agora é comentarista, no novo programa da TV Band, o Jornal da Bahia. Todas as terças ele faz comentários. O primeiro sobre associações sobre violência urbana e transporte público. Nesta terça, dia 30, falou sobre o conceito de habitação e moradia. Na próxima, dia 7, falará sobre finanças públicas e abordará os problemas municipais.