Obras na orla estão adiantadas

Enquanto as obras de esgotamento na sede de Camaçari ganharam mais impulso este ano, na orla as intervenções estão bastante adiantadas, principalmente no distrito de Monte Gordo e em Itacimirim. A previsão da Prefeitura é de que, na orla, as intervenções sejam concluídas ainda este ano.

A obra abrange ainda as localidades de Guarajuba e Barra do Pojuca. A intenção da administração municipal é de estender o sistema de esgotamento para as localidades de Arembepe, Jauá e o distrito de Vila de Abrantes. No caso de Arembepe, a Prefeitura está realizando o levantamento topográfico para, a partir de então, desenvolver o projeto e captar recursos. O objetivo é iniciar as obras até o final do ano.

Realizada com recursos do governo do Estado, a implantação do sistema de esgotamento da orla representa investimento de, aproximadamente, R$ 25 milhões. Enquanto o da sede, realizado com 90% da verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e 10% do governo estadual, supera os R$ 64 milhões. A previsão é de que em maio de 2010 terminem as obras de saneamento básico da sede.


ANDAMENTO - De acordo com o último levantamento, realizado no final de fevereiro, Monte Gordo está com 91,08% da rede coletora implantada, 95,98% da rede predial e 107,95 da rede de recalque, 7,95% a mais do que o projeto inicial. Outra localidade que conta com as obras mais adiantadas é Itacimirim, que tem 85,74% da rede coletora, 104,35% da predial e 59,1% da de recalque implantadas.

Em Guarajuba, os números são um pouco tímidos, mas relevantes. As obras chegaram a 45,23 % da rede coletora e 21,35% da predial. Enquanto que Barra do Pojuca conta com 17,11% da rede coletora instalada, 78,32 % da predial e 27,92% da de recalque.

Segundo o subsecretário do Desenvolvimento Urbano, Everaldo Siqueira, o fato de a implantação de rede de algumas localidades ter superado os 100% do que foi projetado se justifica pelo fato da cidade ser dinâmica e nunca parar de crescer, daí a necessidade de ampliação do sistema de esgotamento. “Camaçari, como toda cidade, está em constante crescimento. Diante disso, a administração pública luta, junto à Embasa, para ampliar as obras de esgotamento de forma a contemplar as novas áreas que surgem”, explica.

Além da implantação das redes, o sistema de saneamento contempla a construção de elevatórias e da estação de tratamento. A rede predial, que passa em frente das casas, coleta o esgoto residencial e joga na rede coletora, instalada no eixo da rua. A partir daí, o material segue para as elevatórias, de onde sai para a estação de tratamento, através da rede de recalque. Atualmente, três, das quatro elevatórias a serem implantadas em Monte Gordo estão em construção e a última está prevista para iniciar no final de abril. O mesmo ocorre em Itacimirim.

Em Guarajuba iniciou a construção de uma das sete elevatórias a serem implantadas na localidade, e em Barra do Pojuca, as equipes trabalham na construção da estação de tratamento e vão iniciar a parte hidráulica das duas elevatórias construídas. Barra do Pojuca vai abrigar três elevatórias e uma estação de tratamento. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).