Prefeito e Uneb vão possibilitar saneamento básico na Mangueira

Professores da Universidade Estadual da Bahia, Uneb, e moradores do distrito da Mangueira se reuniram com o prefeito Paulo Cezar, no gabinete da Prefeitura, para apresentar um projeto de estudos (monografia) que visa levar à comunidade água tratada. O local não tem rede de saneamento e os moradores aproveitaram a oportunidade para entregar um abaixo assinado, pedindo que a água seja levada ao distrito, que fica localizado na BR-101.

“Precisamos da água para tudo, ela é indispensável na vida do indivíduo: água é vida. Essa é uma grande iniciativa e a sociedade precisa de pessoas que viabilizem meios para a solução de problemas. Temos como meta levarmos qualidade de vida às comunidades, e vamos cumpri-la”, disse o prefeito.


De acordo a pesquisadora e idealizadora do projeto, Ana Paula Souza Lopes, aluna da Uneb, do curso de Biologia, foi feito uma análise bacteriológica da água de poços rasos na comunidade de Mangueira e também das condições higiênica sanitária do local. “A comunidade está próxima à sede de Alagoinhas e não possui saneamento básico e rede canalizada tratada de água potável, por isso foi importante a monografia”, disse Ana Paula.

De acordo com Ana Paula, a comunidade utilizava água de poços para vários fins, como beber, cozinhar, tomar banho e outras utilidades. Desde que assumiu a Prefeitura, no último mês de janeiro, o prefeito Paulo Cezar disponibiliza carros pipas para abastecer a comunidade.

A coordenadora do curso de Biologia, Vera Vale, e a professora de Parasitologia, Guiomar Dominguez, agradeceram a recepção do prefeito “Estamos surpresas com a atenção que estamos tendo, o prefeito e a sua equipe estão tendo boa vontade e interesse com a Uneb” afirmou Dominguez. Também estiveram presentes, representantes da Secretaria da Saúde, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Saae, professores da Uneb e moradores da Mangueira. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Alagoinhas).