Encontro com gestores de cultura tem participação do secretário estadual da Bahia

A Prefeitura Municipal de Juazeiro esteve representada no I Encontro de Teatro do Território do Sertão do São Francisco pela Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer. O evento aconteceu entre os dias 26 e 29 de março, sendo que no sábado(28) o Secretário Estadual de Cultura, Márcio Meirelles, esteve reunido com os gestores dos órgãos de cultura do território no Centro de Cultura João Gilberto.

O encontro com os 10 gestores em cultura dos municípios do território foi um fato histórico, pois jamais houve a participação de todas as cidades envolvidas. O evento teve como finalidade apresentar aos municípios o Sistema Estadual de Cultura, mostrando-lhes as possibilidades de captar recursos para projetos culturais e produzir o desenvolvimento das cidades.


Numa avaliação inicial, o secretário de Cultura do Estado da Bahia mostrou-se satisfeito com a participação dos municípios. “Foi muito positivo. É um momento de discussão, conscientização e principalmente de constatação. A construção do Sistema é o caminho para trabalharmos em rede com todos os territórios. Faltam apenas três municípios para que todo a região esteja inserida no Sistema.”, declarou o Meirelles.

O gerente de Cultura de Juazeiro, Márcio Mascarenhas, ressaltou a importância em articular políticas culturais para a região. “O encontro é fundamental para o fortalecimento de uma política pública cultural que contemple a realidade do interior. Assim, com a inserção no Sistema Estadual de Cultura, os municípios do território terão uma maior atenção por parte do órgão de cultura do Estado.”

Patrimônio Histórico - Após encontro com os gestores, Márcio Meirelles realizou uma visita a patrimônios históricos de Juazeiro. Acompanhado pela equipe da Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer, Meirelles visitou as antigas dependências da Companhia de Navegação do São Francisco, na orla nova da cidade, o Aqueduto da Universidade do Estado da Bahia(construído no final do século XIX) , Campus 3. Por último, o secretário visitou o ateliê do artesão, escultor de carrancas, Paulo Queimado, no bairro Malhada da Areia. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro).