Pacientes com câncer vão ficar sem tratamento em diversos municípios do Recôncavo

A Resolução da CIB vai causar impacto em 23 municípios do Recôncavo. De acordo com a Resolução da CIB/BA Comissão Intergestora Bi-partite Nº 050/2009 (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) os recursos que atualmente são alocados para o município de São Félix para atendimento de paciente de câncer, não mais serão destinados para esse município. Os pacientes de oncologia de diversos municípios do Recôncavo recebem tratamento em São Félix, Atualmente 279 pacientes fazem tratamento de quimioterapia e acompanhamento na unidade de média e alta complexidade da Santa Casa de Misericórdia de São Félix. Esses pacientes não necessitam viajar para Salvador ou Feira de Santana, pois são atendidos numa unidade próxima aos seus domicílios. Na sua maioria, são pessoas sem recursos financeiros para custear despesas de deslocamento e permanência em outras cidades enquanto recebem tratamento.

A notícia da suspensão dos serviços oncológicos está provocando um clima de tensão nos municípios que encaminham pacientes para São Félix. A notícia foi divulgada na reunião do Conselho Municipal de Saúde de São Félix, segunda à tarde,e a Resolução da CIB foi publicada no Diário Oficial de Sábado/domingo de 28 e 29 de março.
O que se questiona é o seguinte: Como esses pacientes vão reagir a essa resolução? Como os municípios vão fazer para assegurar a continuidade dos tratamentos dos pacientes oncológicos já que apenas São Félix no Recôncavo faz esse atendimento especializado?

Enquanto o SUS propala a descentralização dos Serviços de Saúde para desafogar os centros de assistência especializadas dos grandes centros(Salvador e Feira de Santana), nesse caso específico, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia decide suspender um serviço que vai causar impacto em toda região, pois não são apenas os pacientes de Félix serão afetados. Sem os recursos destinados para a continuidade do serviço de oncologia,os pacientes do Recôncavo vão para onde? Há garantia de vagas, internamentos, exames e quimioterapia em outras unidades fora a Região? (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Felix)