De acordo com a política de transparência e de contas abertas implementada na gestão do prefeito Capitão Azevedo, a Controladoria Municipal disponibilizou para acesso ao público as contas relativas ao exercício de 2008. A documentação relativa a processos licitatórios e pagamentos de 12 meses do ano passado poderá ser analisada no Arquivo Público, localizado no Espaço Cultural Josué Brandão.
Segundo o controlador-geral Rubem Piropo, com a disponibilização das contas públicas a Prefeitura de Itabuna não apenas cumpre um dispositivo legal constitucional, como também coloca em prática uma política de transparência que vem sendo implementada pelo governo municipal através do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Os documentos, segundo ele, serão disponibilizados para acesso ao público por um prazo de 90 dias, mas prorrogáveis por igual período. O acesso é permitido a qualquer contribuinte que se apresentar munido de carteira de identidade para agendar a data e horário específicos. As contas do município também são submetidas ao Tribunal de Contas dos Municípios e à própria Câmara de Vereadores, que faz o monitoramento dos gastos públicos e aprova a cada exercício o orçamento municipal. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)