Camaçari é referência no tratamento da anemia falciforme

Referência nacional, a Unidade de Apoio as Pessoas com Doença Falciforme (Unifal) integra ações assistenciais, projetos educativos e capacitação profissional. Camaçari é o único município baiano e segundo do Brasil, com exceção das capitais, a possuir programa próprio de atenção à doença. Graças aos excelentes resultados, o programa tem recebido diversos reconhecimentos, a exemplo da Fundação de Apoio as Pessoas com Doenças Falciforme, da Costa Rica, país da América Central, que recentemente parabenizou o Município pelos avanços e demonstrou interesse na troca de experiências.


Dotada de uma equipe multiprofissional, a Unifal é composta por hematologista, nutricionista, assistente social, psicólogo, farmacêutico, cirurgião-dentista e apoio administrativo. De acordo com o cirurgião-dentista e responsável pelo programa, Tiago Novais, em apenas dois meses, a unidade já realizou cerca de 150 atendimentos. “A implantação do projeto demonstra o compromisso do governo com a saúde da população e atende antiga reivindicação do movimento de homens e mulheres negros do Município, por ser os principais acometidos pela doença”, declara Tiago.

ANEMIA FALCIFORME - A anemia falciforme é uma doença rara, hereditária e congênita, que consiste na alteração da hemoglobina, dificultando a passagem do sangue. É mais comum na população negra, embora também ocorra, em menor proporção, na branca.

Na Unidade de Apoio as Pessoas com Doença Falciforme – Unifal, as pessoas são orientadas sobre a doença, e participam de cursos e palestras educativas. Acontece também o atendimento clínico especializado e de educação, com o apoio de um orientador genético. Os pacientes da Unifal contam ainda com a comodidade de marcar as consultas através do telefone (71) 3621-3598.

CUIDAR - A Unidade de Apoio as Pessoas com Doença Falciforme, de Camaçari funciona no Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar). Inaugurado em fevereiro, o Centro está localizado na rua da Rodoviária, 178, e abriga ainda os Centros de Oncologia de Camaçari (Ceonc) e Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre).
Inaugurado há pouco mais de dois meses, o Cuidar realizou mais de 500 atendimentos. O Centro oferece atendimento especializado e promove mais qualidade de vida, uma vez que as pessoas não precisam mais se deslocar para outros municípios para receber tratamento. O Cuidar funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e é conta com 40 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonaudiólogos, e assistentes sociais. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).