A atividade turística de Camaçari vai ganhar um grande incentivo com a requalificação de Arembepe e projetos para as áreas do rio Capivara e Emissário Submarino. A chegada de novos empreendimentos turísticos ao Município é outro importante estímulo. No ano passado, a Prefeitura de Camaçari assinou o acordo com o complexo hoteleiro do Sol Meliá, grupo espanhol que vai construir quatro hotéis na praia de Genipabu, em Guarajuba.
Este ano, foi a vez do Quintas de Arembepe, do grupo português Desing Resorts, mostrar interesse em construir condomínios, centro de compras e grande área de lazer na orla do Município. A revitalização do rio Capivara vai permitir que os moradores desenvolvam atividades de canoagem, remo e jangada. Outra importante iniciativa é a recuperação do Emissário Submarino que passará a se chamar Balneário Capivara. Segundo o secretário de Turismo, Waldy Freitas, as obras na região incluem a reforma e padronização das barracas de praia.
Ainda de acordo com Waldy Freitas, além das novas ações, a Prefeitura vai dar continuidade ao projeto Caminho dos Sete Paraísos, desenvolvido em 2007, com o intuito de divulgar o litoral de Camaçari. A iniciativa coloca as localidades de Vila de Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra de Jacuípe, Guarajuba, Itacimirim e Barra do Pojuca na rota turística do país. A perspectiva da administração municipal é de que os investimentos impulsionem a economia local, gerem mais emprego para a população e coloquem a cidade como um dos principais destinos turísticos do Brasil.
“Camaçari tem potencial para isso, uma vez que possui o segundo maior litoral do estado, com 42 quilômetros de belas praias. A zona rural é outro atrativo. O turismo rural, de aventura e o ecoturismo, incluindo atividades como cavalgadas, passeios pelos manguezais, rios e dunas, e visitas a reservas de mata atlântica, formam um conjunto de atrações inéditas”, observa o secretário.
PROJETOS - Para Waldy Freitas, o carro forte do governo será Arembepe. De acordo com o secretário, o prefeito Luiz Caetano quer desenvolver as atividades turísticas na região e aumentar a auto-estima dos moradores. O projeto, que está sendo amplamente debatido com a comunidade, inclusive com sugestões, prevê na primeira etapa, serviços de drenagem, paisagismo e iluminação cênica. O sistema viário também terá mudanças com a duplicação da pista na entrada principal e construção de passagem de nível.
O local ainda vai receber um estande de apoio ao turismo e a população uma nova praça. “O turista que passar pela Estrada do Coco vai se sentir tentado para entrar na localidade, que terá uma estrutura de primeiro mundo. A iniciativa estimula o turismo interno”. Itacimirim também vai passar por reforma. O projeto prevê construção de ciclovias, passagem de pedestre, passarela de eucalipto tratado para não agredir o meio ambiente, e um tratamento especial na praia da Espera.
CAPACITAÇÃO - A Secretária de Turismo (Setur) ainda vai promover cursos de capacitação para empresas, hotéis, camareiras, garçons e baianas de acarajé. A intenção é melhorar a qualidade dos serviços prestados na sede e orla de Camaçari. “Através de convênio com a Uneb (Universidade do Estado da Bahia), Governo do Estado, Seabre e Governo Federal pretendemos chegar em 2010 com a realização de mil cursos”, diz. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)