Mais de mil pessoas foram atendidas no último final de semana no estande instalado na Praça Adami, durante a campanha relacionada ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, comemorado em 26 de abril. A diretora de alta e média complexidade da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Lídia Neves, informa que o trabalho tem um caráter educativo e serve para detectar na população casos de hipertensão que são encaminhados para posterior atendimento especializado na rede de atendimento médico.
Ela observa que a doença em muitos casos é assintomática e algumas pessoas só sentem que têm pressão alta quando enfartam ou apresentam problemas renais. “Orientamos as pessoas com sinais de hipertensão para que procurem as unidades básicas de saúde, a quem compete o encaminhamento dos pacientes para os especialistas”, diz a diretora.
A campanha foi iniciada sexta-feira, 24, no estande da CDL, na praça Adami, uma área de intensa movimentação de pessoas, com a realização de cerca de 400 atendimentos, número que foi ampliado no sábado, 25, com o serviço funcionando até às 13 horas. Entre as pessoas que foram atendidas estava o secretário de Administração, Gilson Nascimento, que elogiou o trabalho de prevenção da hipertensão.
A medida da pressão arterial é importante e deveria ser feita periodicamente pelas pessoas como medida preventiva, até mesmo para poder procurar o atendimento de um especialista se for necessário. Com pouco mais de 40 anos, Maria conta que o resultado da verificação foi normal, “mas estou sempre atenta, até porque temos casos de hipertensão na minha família”, finalizou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)