UNICEF incentiva políticas públicas para crianças e adolescentes do Semiárido

Em parceria com entidades como a UPB, e governos federal e estadual, o UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância, promoveu na última segunda-feira (27), no auditório da UPB, um encontro com membros de Secretarias Municipais de Assistência Social, para discutirem estratégias visando a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes da região do Semiárido. Os principais temas abordados no evento foram: os resultados da Edição 2008 do Selo Unicef Município Aprovado; o andamento dos trabalhos dos Comitês Nacional e Estadual do Pacto do Semiárido; desafios para a garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes; e caminhos para assegurar o registro civil de nascimento para as crianças da região.

O encontro foi realizado através do Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente, criado na Bahia com o objetivo de fortalecer e ampliar as políticas públicas para cerca de 2,8 milhões de meninos e meninas, de 0 a 17 anos, que vivem nos 279 municípios do sertão baiano.
Como forma de incentivar ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, o UNICEF convoca aos municípios a participarem da nova edição do Selo UNICEF, que estimula a criação de estratégias, além de firmar compromissos para assegurar os direitos das meninas e meninos do Semiárido baiano. "Priorizamos, nesse momento, os 91 municípios da região que não participaram do Selo 2008. Na nova edição, com lançamento previsto para o segundo semestre, esperamos contar com a adesão dos 279 municípios do sertão", afirmou a gestora de programas da UNICEF, Vilma Cabral.