Lauro de Freitas elege educação e direitos humanos como princípios da política de segurança

Anaildes Sena, do Conselho Tutelar, e Marcio Dias, da Guarda Municipal, são os representantes de Lauro de Freitas na Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), que será realizada entre os dias 27 e 30 de agosto, em Brasília. Eles foram eleitos na Etapa Municipal que também definiu a educação, os direitos humanos e a valorização dos presos como princípios para construção de uma Política Nacional de Segurança Pública.

A etapa pontuou outras sete diretrizes - melhoria dos equipamentos de segurança pública, criação de políticas públicas na área do esporte, cultura e lazer e a adoção de um piso salarial nacional e plano de carreira para os profissionais de Segurança Pública. Participaram da atividade 150 delegados, representantes das polícias, da Guarda Municipal, sociedade civil e Poder Público.
“Esta conferência tem um caráter inovador no sentido da relação com a comunidade. O Ministério da Justiça entende que o espaço municipal é importante para a implementação das políticas, mas o município não deve ser autônomo”, afirma a professora doutora e integrante da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), Ivone Freire Costa. Para ela, a identificação dos problemas nas cidades, através da participação popular é o diferencial do Pronasci e da Conseg.
A prefeita Moema Gramacho destacou a ousadia do Governo Federal com a criação do Pronasci e a realização da Conseg, que segundo ela “não se subtraem em proporcionar segurança exclusivamente através da União e dos Estados, e sim colocando a pauta como responsabilidade de todos, incluindo os municípios”. Moema lembrou ações de sua gestão na área, como a construção da delegacia de Portão, a regulamentação da Guarda Municipal e a implementação de projetos do Pronasci, a exemplo do Mulheres da Paz, o Protejo e o Programa de Esporte e Lazer na Cidade.
Coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), núcleo que direciona as ações do Pronasci em Lauro de Freitas e responsável pela Conseg, José Carlos Arruti avaliou positivamente a atividade. “Os princípios e diretrizes eleitas refletem a qualidade dos debates nos grupos de trabalho e o alto nível de consciência das comunidades sobre a violência e a criminalidade”. Anaildes Sena garantiu que irá representar bem o município em Brasília. “Vou levar as propostas e defendê-las até o fim. Quero o melhor para Lauro de Freitas”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Laurto de Freitas).