Eventos marcam programação do Dia do Trabalho em Itabuna

Uma série de eventos marcarão as comemorações do Dia do Trabalho em Itabuna. O Centro de Referência Regional à Saúde do Trabalhador (Cerest) realizará, em conjunto com a Santa Casa de Misericórdia, Ministério Público do Trabalho, Fórum do Meio Ambiente do Trabalhador, Dires e FTC, o I Simpósio de Saúde e Segurança no Trabalho, nesta quarta-feira, 29, no auditório da FTC.

A programação das atividades relativas ao Dia do Trabalho foram iniciadas quinta-feira, 23, com uma palestra sobre Empresa Legal, realizada pelo psicólogo do Cerest, Paulo José e pelo enfermeiro do trabalho, Wagner Lopes, no auditório da CDL, reunindo empresários e representantes de diversas entidades.
Segundo a coordenadora do Cerest, Uilma Brasil, dia 29, será a vez do I Simpósio de Saúde e Segurança do Trabalhador, que será aberto pelo jornalista Ramiro Aquino, numa homenagem às vítimas de acidentes no trabalho. Às 9 horas, Luís Antônio da Silva, do Ministério Público do Trabalho abordará a questão do direito humano ao meio ambiente do trabalho sadio e equilibrado e às 10 horas, a psicóloga Suely Ribeiro, da SCMI, enfocará o problema do stress no meio ambiente do trabalho.
O evento terá continuidade com a realização de uma apresentação do Fórum Regional do Meio Ambiente do Trabalho. Às 14 horas, Maria de Lourdes Villas Boas, da 7ª Dires; a procuradora do Trabalho/MPT, Eliziane dos Santos e o promotor de justiça Clodoaldo Anunciação participam de uma mesa redonda sobre segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde.
LER/DORT suas causas e conseqüências será o tema de uma outra mesa redonda com a participação de Tâmara Cedraz, do Cerest e do médico do trabalho Gilmar Campos, programada para as 16 horas. O simpósio será encerrado com uma palestra sobre acidentes do trabalho e responsabilidades do empregador, com a juíza do Trabalho Eloína Machado.
A programação relativa ao Dia do Trabalho será encerrada dia 30, com uma mostra de segurança do trabalho, a ser promovida também pelo Cerest, que atende a trabalhadores de 42 municípios, no stand da CDL, na praça Adami. Na oportunidade serão apresentados equipamentos de segurança usados nas empresas e distribuídos folhetos relativos à saúde do trabalhador e sua segurança. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).