O Dia do Trabalhador, comemorado em todo o mundo nesta sexta-feira, 1º de Maio, contará com a promoção de várias atividades em Ilhéus, programadas para serem iniciadas a partir das 9 horas, na avenida Litorânea Norte, bairro do Malhado. Organizada pela Força Sindical-Sul Bahia, em parceria com diversas entidades sindicais, a festa conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Ilhéus e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A programação, que se desenrolará durante todo o dia, inclui atividades ligadas à saúde, esporte, cidadania, lazer e assistência social, entre outros.
Na parte da manhã, as atividades ficarão por conta da Caravana da Cidadania e Saúde. Na oportunidade, além de serviços odontológicos e de vacinação, serão apresentados programas sociais, como Cras, Creas, Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e Projovem, e realizados novos cadastramentos para o Programa Bolsa Família. A Caravana também presenteará a população com o oferecimento de cortes de cabelo. Ainda na parte da manhã, informa a coordenação do evento, acontecerá toda a programação esportiva, incluindo torneios de futebol de campo, judô e Beach Soccer.
Para o período da tarde, está reservada a realização de diversos shows com artistas e bandas regionais e o sorteio de vários prêmios, como uma geladeira, uma televisão e uma moto 0 KM. Para participar do sorteio, o trabalhador deverá retirar seus cupons nos sindicatos que estão participando do evento: Sinsepi (Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Ilhéus), Colônia Z-34, Sindguarda, Sindtáxi, Sindhotel e sindicatos dos Portuários, Frentistas, Comerciários e Radialistas.
Desde que assumiu o governo municipal, em setembro de 2007, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, vem colocando em prática uma série de medidas voltadas para a valorização do servidor público municipal. Entre elas, destacam-se o depósito mensal do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e a criação de uma comissão de avaliação do servidor visando à concessão da chamada promoção horizontal. Outro esforço da atual administração é a manutenção do pagamento da folha em dia.
História - O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, principal centro industrial dos Estados Unidos daquela época. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias materializadas naquela cidade em 1886 e, em última análise, por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.
No Brasil, como não poderia deixar de ser, as comemorações do 1º de maio também estão relacionadas às lutas trabalhistas. A primeira celebração da data de que se tem registro ocorreu em Santos, em 1895, por iniciativa do Centro Socialista, entidade fundada em 1889 por militantes políticos, como Silvério Fontes, Sóter Araújo e Carlos Escobar. A data foi consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo o 1º de maio como feriado nacional. Desde então, comícios, pequenas passeatas, festas comemorativas, piqueniques, shows, desfiles e apresentações teatrais ocorrem por todo o país.
Com Getúlio Vargas no Poder, o 1º de maio ganhou status de “dia oficial” do trabalho. Era nessa data que o governante anunciava as principais leis e iniciativas que atendiam as reivindicações dos trabalhadores, como a instituição e, depois, o reajuste anual do salário mínimo ou a redução de jornada de trabalho para oito horas. Vargas criou o Ministério do Trabalho, promoveu uma política de atrelamento dos sindicatos ao Estado, regulamentou o trabalho da mulher e do menor, promulgou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), documento que garantiu o direito a férias e aposentadoria. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)