Após mobilizar mais de 260 prefeitos baianos, além, de parlamentares e municipalistas, na última terça-feira (28 de abril), o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Roberto Maia, e gestores públicos de todo Brasil partem para a terceira movimentação municipalista de 2009, no dia 06 de maio, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília.
O encontro terá como tema - os desafios dos municípios no enfrentamento da crise econômica. "Precisamos continuar com os encaminhamentos das reivindicações com relação às dívidas previdenciárias dos Municípios e a recuperação de recursos do Fundo de Participação de Municípios (FPM)", explicou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, que também esteve presente no protesto dos prefeitos baianos.
Assuntos como a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, judicialização da saúde, habitação, novo piso salarial do magistério e Fundeb, serão discutidos durante o encontro.
No mesmo dia, os prefeitos irão se reunir com os coordenadores de bancadas, deputados federais e senadores de seus estados. A reunião foi decidida no encontro de mais de 600 prefeitos brasileiros realizado no dia 07 de abril, em Brasília.
O presidente da UPB, Roberto Maia está satisfeito com a repercussão da mobilização dos prefeitos baianos, que reuniu mais de 2000 pessoas entre prefeitos, parlamentares e municipalistas. Os gestores que não compareceram ao evento, entraram em contato com o presidente manifestando total apoio ao movimento.