Gestores municipais têm compromisso marcado para o dia 26 de maio, em Campinas (SP), onde será realizado o Workshop sobre Promoção Econômica Municipal. Organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com a prefeitura de Campinas, o evento objetiva a discussão coletiva sobre a importância da participação dos municípios na promoção econômica brasileira. Entre os convidados, além dos gestores municipais, estão membros da sociedade civil, representantes do governo federal e da iniciativa privada.
A principal preocupação da CNM refere-se às oportunidades disponíveis no cenário internacional que muitas vezes não são aproveitadas pelos municípios. Para a entidade, as relações comerciais além de importante alternativa para geração de emprego e renda para o município, podem representar o passo inicial para futuras articulações no campo da cooperação internacional. O contexto de crise econômica compõe o cenário totalmente propício para as discussões, uma vez que as finanças municipais passam por mudanças como a diminuição de arrecadações e a queda dos repasses do governo.
Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a estratégia de promoção econômica via comércio exterior é sempre uma alternativa importante de geração de emprego e de renda. “O município tem um grande papel na promoção do comércio exterior e tem muito a ganhar com a inserção internacional dos produtores de sua região”, conclui.
Políticas - A CNM lembra ainda que políticas públicas municipais de incentivos à exportação e a valorização pela transparência administrativa são fundamentais atrativos para parceiros comerciais e potenciais investidores externos. Portanto, os interessados na temática devem entrar em contato com a CNM Internacional pelo telefone (61) 2101-6009 ou por email cnminternacional@cnm.org.br. (Fonte: CNM)