Programa Mais Educação vai atender 2.800 pessoas

Este ano, estudantes de 28 escolas municipais de Camaçari serão beneficiados com o programa Mais Educação. Iniciativa do Governo Federal, o programa tem a finalidade de aumentar as horas de aula e a qualidade do ensino de forma integral e integrada de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino. O termo de adesão ao programa foi assinado no último dia 13.

Inicialmente, o Mais Educação vai ser implantado em 28 unidades escolares selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, serão 2.800 pessoas beneficiadas, sendo 100 alunos por escola. O programa atende estudantes das séries finais do ensino fundamental 1, 2 e do programa fluxo, composto por alunos que não se alfabetizaram no tempo regular.
O programa amplia a jornada escolar para sete horas nas escolas contempladas. A carga horária é dividida em quatro horas na sala de aula com o ensino acadêmico regular e três no turno oposto com atividades extracurriculares. As atividades do contra-turno podem ser realizadas em qualquer espaço dentro do bairro, a exemplo de igrejas, praças e associações comunitárias.
A depender de cada estabelecimento de ensino, no turno oposto ao da aula, os estudantes terão acompanhamento pedagógico e aulas obrigatórias de Português e Matemática, além de meio ambiente, cultura e artes, inclusão digital, esportes e lazer, direitos humanos, cidadania, saúde, alimentação e prevenção.
Segundo a subsecretária da Educação, Graça Guimarães, o sucesso do programa depende diretamente das parcerias a serem firmadas com as demais Secretarias Municipais e, principalmente, a comunidade. “Um dos grandes benefícios do Mais Educação é a contribuição que dá para a redução da evasão escolar, da reprovação e da distorção idade/série, além de promover maior integração entre a escola e as famílias”, observa.
Através da parceria firmada entre os governos Municipal e Federal, cabe ao MEC ampliar a verba destinada à merenda escolar, prestar auxílio financeiro para a aquisição do material a ser utilizado e arcar com o pagamento dos monitores responsáveis pelas atividades extra-turno. Em contrapartida, a Prefeitura de Camaçari proporciona toda a infra-estrutura necessária e garante o quadro de pessoal de apoio ao programa, composto por professores comunitários (responsáveis pela coordenação do programa na escola), coordenador da Seduc, um coordenador das áreas das oficinas.
O Mais Educação está sendo implantado em todo o país e tem a participação dos Ministérios da Educação, Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Cultura e Esporte. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).