Mais de mil abordagens foram realizadas no Carnaval de Ilhéus

A Secretaria de Transportes e Trânsito (Setrans) de Ilhéus apresentou relatório com o resultado da campanha educativa ‘Se beber não dirija, vá de táxi’, realizada em parceria com o Ciretran para evitar acidentes envolvendo veículos durante o Carnaval. Segundo os números apresentados pela coordenação da campanha, foi realizado um total de 1.240 abordagens em pontos estratégicos como semáforos, área do próprio circuito e algumas próximas a ele. A campanha foi considerada positiva, segundo avaliação do secretário Carlos Freitas.

Além disso, para impedir motoristas trafegando embriagados, foi instalado um estande na avenida Soares Lopes para distribuição de materiais informativos sobre a importância da educação no trânsito. O secretário Carlos Freitas disse que das blitzen realizadas como parte da campanha, 820 envolveram motoristas de carros e 420 condutores de motos. No caso dos condutores de carros, 246 apresentaram efeito de álcool (30 por cento), 328 estavam sem cinto de segurança (40 por cento), 82 conduziam crianças no banco traseiro (10 pro cento) e 123 levavam passageiros em compartimentos de cargas (15 por cento).
Em relação aos condutores de motos, o secretario informou que dos 420 casos de abordagens, 231 foram relacionados à condução de veículos sem capacete (55 por cento), e 126 casos estavam conduzindo motos com sandálias (30 por cento). Na avaliação dos coordenadores da campanha educativa, a iniciativa foi produtiva, tendo em vista a convicção de que educar é mais eficiente do que punir. Para a realização das abordagens, foi utilizado o bafômetro. No estante instalado na avenida, os coordenadores promoveram palestras sobre a proibição e a necessidade do motorista não ingerir álcool quando estiver ao volante. Ainda sobre a avaliação dos realizadores da campanha, a educação é o principal elemento para a construção de uma sociedade mais justa e um trânsito mais humano.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).