Orçamento Participativo retoma atividades em março

Acontece no dia 7 de março, às 14h, na Casa do Trabalho, a abertura das assembléias do Orçamento Participativo (OP) 2009. O evento marca o início de mais um ciclo de debates que serão realizados, na primeira etapa, de março até maio com a participação da população, organizações não governamentais, associações de moradores e representantes do governo. O objetivo das assembléias é criar uma relação direta entre a gestão pública e a comunidade. Durante os encontros, são discutidas as demandas de cada localidade para obras e serviços da administração municipal a serem realizadas no ano seguinte.

Segundo o coordenador do OP, Raimundo Diácomo, este é um importante mecanismo utilizado pelo Governo para que os cidadãos possam contribuir com a administração pública decidindo, junto com a Prefeitura, como as verbas públicas serão aplicadas. A primeira assembléia esta marcada para ocorrer na escola Denise Tavares, dia 10 de março, às 19h e vai contar com a participação dos moradores da Vila Irmã Dulce, Bomba, Gleba B, Natal, Parque Florestal, Alto da Cruz e Parque Satélite.

Na primeira etapa do Orçamento Participativo são eleitos os novos delegados e debatidos os problemas dos bairros. Os delegados são escolhidos através de voto direto das pessoas presentes nas assembléias e obedece à proporção de um delegado para cada dez participantes. A segunda etapa, que acontece de julho a setembro, prevê a prestação de contas da Lei Orçamentária Anual (LOA) e a eleição de novos conselheiros.

RESULTADOS - O Orçamento Participativo foi implantado em 2005 e reuniu mais de 30 mil pessoas desde então. Destas, mais de duas mil foram eleitas delegados da sede, orla e zona rural de Camaçari.

Para Raimundo Diácomo, desde que foi implantado, o OP tem apresentado resultados positivos. "As reivindicações feitas pela população através das assembléias foram atendidas pelo Governo, a exemplo da construção de escolas, praças, pavimentação de ruas, revitalização do Morro da Manteiga, além das obras do esgotamento sanitário". Atualmente o OP é composto por 485 delegados, 120 conselheiros titulares e suplentes, além de membros da administração. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).