Melhorar índices da educação é o compromisso de Ibicaraí

Os educadores de Ibicaraí encerraram na tarde desta quinta-feira (19) as atividades preparatórias para o início das aulas na rede municipal, no dia 2 de março. A Jornada Pedagógica foi marcada pelo compromisso da nova gestão em melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é um dos mais baixos entre os municípios sul-baianos.

A secretária municipal de Educação, Esporte, Lazer e Cultura, Eunice Simões, disse que a prioridade será investir na formação e em melhores condições de trabalho para o educador. “Melhorar estes índices faz parte de um compromisso histórico dos governantes com a população”.
A cidade atingiu o Ideb 3 nas séries iniciais. O índice pretendido pelo MEC é o 6. A estratégia para melhorar os indicadores educacionais do município, afirma Eunice, passa também pelo resgate da auto-estima e o direito à cidadania dos estudantes da rede municipal. “Estamos no Século XXI e o analfabetismo ainda nos ronda”, critica.
O prefeito Lenildo Santana, que participou das atividades do primeiro dia de jornada, anunciou a criação da Secretaria de Cultura, que hoje é um dos departamentos da Educação. Segundo ele, esta é uma tendência nacional. “Ibicaraí já caminha para viver essa experiência. Somos uma cidade berço de muitos talentos na música, literatura e artes plásticas“, justificou.
De acordo com o prefeito, que também é educador, o fomento à cultura está entre as prioridades para que o município sul-baiano melhore os seus indicadores educacionais. A idéia, revela, é integrar as atividades culturais e esportivas ao ambiente escolar, “o que estimula o processo ensino-aprendizagem e evita a evasão escolar”.
NOVAS TECNOLOGIAS - A jornada pedagógica começou na quarta, 18, com a realização das conferências dos professores Geovani de Jesus Silva e Alba Lúcia Gonçalves. Geovani considera urgente a atualização constante dos educadores, pois os alunos estão mais antenados com as inovações tecnológicas. Ele falou sobre as demandas e perspectivas da escolas públicas neste século.
Lúcia Gonçalves, mestre em educação e professora da Uesc, disse que “Ibicaraí está no caminho certo da escola pública de qualidade, “que é um direito de todo cidadão”. As atividades preparatórias para o ano letivo foram consideradas pela educadora Flordinice Muniz como uma “importante troca de experiências com os colegas e oportunidade para reciclar conhecimentos”.
A professora Adriana Santos Oliveira leciona no colégio Raimundo Cordeiro e disse concordar que a cidade precisa “elevar o seu Ideb e buscar uma escola de qualidade”. Para ela, esses compromissos partem dos gestores, o prefeito Lenildo Santana e a secretária Eunice Simões. “Eles são professores e conhecem as dificuldades enfrentadas em sala de aula. Estamos acreditando muito na mudança”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ibicaraí).