Guilherme Menezes reafirma que criança é prioridade no seu governo

O prefeito Guilherme Menezes afirmou na manhã de sexta-feira (dia 20), em evento promovido pela Rede de Atenção, que assegurar os direitos da criança e do adolescente é prioridade de seu governo. O prefeito participou da entrega dos certificados do Curso de Inclusão Digital. Durante cinco meses, adolescentes com idades entre 14 e 18 anos, tiveram aulas de informática básica e utilização de Internet.

Em sua fala, Guilherme fez um retrospecto das ações e programas desenvolvidos pelo Governo Participativo nos últimos 12 anos em defesa das crianças. Ele lembrou que a Rede de Atenção nasceu da necessidade de união das diversas entidades que atuavam na defesa desse grupo social, mas sem uma unidade de ação.

“Quando fomos a Brasília receber o prêmio Prefeito Criança, da Fundação Abrinq, fomos convidados pela Empresa Telefônica de São Paulo a fazer um convênio com o Programa Conquista Criança, que estava sendo homenageado. Reunimos, então, todas as entidades e mandamos um projeto que abrigou todas essas ações. Por isso, fico feliz em ver a rede evoluindo; é a vitória de um programa que está em sua fase crescente”.

Guilherme lembrou que quando assumiu a Prefeitura, em 1997, não havia nenhum programa municipal voltado à defesa do adolescente. “Criamos a Casa de Acolhimento Noturno, depois começamos o Programa Conquista Criança, atendendo 32 crianças numa sala de 12 metros quadrados; hoje, são quatrocentas crianças atendidas. Vamos continuar dedicando toda nossa atenção, incrementando novas ações”.

Os cursos de informática são uma das ações contínuas realizadas pela Rede de Atenção, com o objetivo de permitir que jovens de baixa renda tenham condições de lidar com o mundo digital, ferramenta cada vez mais indispensável para os estudos e para o mercado de trabalho. “A maioria deles não teria possibilidade de pagar um curso particular para aprender a lidar com um computador. Com esse curso, o Governo Municipal garante a formação mínima necessária para permitir a inclusão digital desses jovens”, afirmou Arnaldo Pereira, coordenador da Rede.

TELECENTRO – Além da entrega dos certificados, o Governo Municipal realiza, no mesmo evento, a inauguração do Telecentro da instituição. Onze máquinas, financiadas pelo Ministério das Comunicações, foram adquiridas para o espaço que vai oferecer acesso gratuito à Internet para toda a comunidade. “Além desse acesso gratuito, o Telecentro também será utilizado para capacitações dos jovens da Rede”, informou Arnaldo Pereira. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista).