Educação mobiliza alunos da rede contra a dengue em Itabuna

Alunos, pais e professores das escolas municipais de Itabuna estão empenhados em acabar com a dengue. E estão aprendendo isso de forma bem divertida, com música, paródia, teatro, produção de texto, poesias e cartazes. Tudo desenvolvido em sala de aula e durante intervalos recreativos. Também são distribuídos panfletos, revistas, praguinhas e até receitas de chás, loção e repelentes caseiros.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEC) através dos departamentos de Educação Básica e de Projetos Integrados Escola, Comunidade e Saúde,l que levou esta semana para as unidades o projeto “Mobilização contra a dengue”. O objetivo é conscientizar a comunidade escolar e as famílias de alunos na tentativa de conscientiza-los dos problemas de saúde existente no município, buscando formas até simples de prevenir e combater o mosquito que tem feito vitimas em Itabuna.
Durante este mês e até o final de março, haverá atividades, palestras, panfletagens, caminhadas nos bairros, pesquisa de campo e oficinas todos com temas voltados para o combate a dengue. De acordo com o assessor de projetos integrados da SEC, Diego Raniery Pereira, nas oficinas serão confeccionados armadilhas com garrafa peti e peças como bandanas, viseiras e tampões de TNT para reservatórios, além de receitas de repelentes e chás fáceis de serem preparadas em casa.
As unidades que participam do projeto de combate ao mosquito da dengue promoverão uma exposição de todos os trabalhos desenvolvidos sobre o tema, contando ainda com a participação de alunos e seus pais, professores e a comunidade. A mobilização contra a dengue, segundo Diego, também integra o Projeto Pátria Amada, que entra em sua sexta edição e que tem como tema este ano, “A saúde como responsabilidade coletiva”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).