Itabuna mobiliza Defesa Civil e lideranças comunitárias para o combate à dengue

Depois de um final de semana prolongado em função do período do Carnaval, quando visitou em companhia do Secretário de Administração, Gilson Nascimento e da Saúde, Antônio Vieira, todos os postos de saúde e hospitais que atuam no atendimento a pacientes com dengue, o prefeito Capitão Azevedo presidiu na quarta-feira (25), uma reunião da Comissão de Defesa Civil com a presença de 60 lideres comunitários. O esforço visa a criação do Conselho Comunitário, que terá 10 membros participando da Defesa Civil e a mobilização de grupos de 60 voluntários em cada bairro.

Até hoje –25-, a Secretaria da Saúde contabilizava cerca de 1,2 mil casos investigados em Itabuna nos dois primeiros meses do ano e 52 crianças internadas no Hospital Manuel Novaes, das quais 85% de Itabuna e o restante de outros municípios. Itabuna também contabiliza duas mortes, sendo uma delas confirmada por dengue hemorrágica. Um dos problemas é que a cidade tem 97 mil residências e imóveis comerciais, com um grande número deles sem cobertura nos tanques.
Na reunião com lideranças comunitárias, Capitão Azevedo falou da sua preocupação não apenas com o combate efetivo aos focos da dengue, como também com relação à qualidade do atendimento à população: “A situação é muito grave e por isso mesmo decretamos Estado de Emergência, o que vai permitir buscar apoio do Ministério e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, nossos parceiros nessa luta que é de todos nós”.
O prefeito salientou ainda que a dengue torna todas as pessoas vulneráveis e atinge a todas as classes sociais de forma indistinta, mas lembrando que sem a participação de todos a luta não tem sentido. Ele considera que a situação é tão grave, que não dá para ficar olhando pelo retrovisor para ver quem são os culpados, mas para que se busque uma alternativa eficaz para o controle da doença e a solução do problema.
Na oportunidade, ele também fez um relato das ações emergenciais do governo municipal, que além de decretar Estado de Emergência, também criou a Comissão de Defesa Civil, que tem como secretário executivo o capitão Manfredo Silva Santana, do 4º Grupamento de Bombeiros eque vai coordenar as ações da Prefeitura e dos voluntários em Itabuna.
Em paralelo à CDC também foram criados o seu Conselho Deliberativo, integrado por representantes dos diversos segmentos da sociedade civil organizada; o Conselho Técnico, integrado por profissionais da área da saúde e agora pelo Conselho Comunitário, formado por José Américo Almeida, Walter Oliveira Matos, Vilmar santos Carvalho, Eduardo Menezes Santana, Alberto Henrique Junior, Adão Lima, Antonio Pereira Santos, José Batista santos, Maria Carvalho e Gilmário Santana Costa. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).