Prefeito determina a locação de imóveis para famílias desabrigadas em Ilhéus

As 37 famílias que ficaram desabrigadas durante as fortes chuvas ocorridas no mês passado, em Ilhéus, serão beneficiadas com o pagamento de aluguel residencial por um período de seis meses. A decisão foi tomada pelo prefeito Newton Lima baseado no Programa de Benefício Eventual, que, com recursos próprios, permite este tipo de ajuda humanitária por determinado tempo, tendo em vista a situação de emergência verificada no município devido o excesso de água, quando diversos altos da zona urbana foram afetados com deslizamentos de terra.

As famílias, diz o secretário de Assistência Social e Trabalho, Augusto Macedo, continuam abrigadas no estádio Mário Pessoa e na unidade escolar Severino Vieira, no bairro do Malhado, perfazendo um total aproximado de 160 pessoas. “Agora, com a medida do prefeito Newton Lima estaremos em campo para alugar esses imóveis, no valor máximo de 200 reais cada, para que essas famílias possam iniciar a reconstrução de suas vidas enquanto adotamos outras ações”, afirmou.

Uma dessas ações, continua Augusto Macedo, foi o encaminhamento ao Ministério das Cidades de toda a documentação e projetos necessários para viabilizar a construção de 150 unidades habitacionais voltadas para essas famílias desabrigadas e outras demais que continuam residindo em áreas de risco eminente. A solicitação de recursos para construir as residências deve-se ao fato do prefeito ter declarado estado de emergência no município logo após tomar conhecimento dos graves prejuízos ocorridos com as chuvas.

Por enquanto, as famílias que se encontram no Mário Pessoa e na unidade escolar continuam recebendo todo o apoio na área de alimentação, também com o recebimento de colchões, cobertores, e inúmeras doações que estão sendo feitas por empresas e entidades assistenciais do município. “Num momento triste como esse, é que precisamos nos unir mais forte ainda para buscar minimizar o sofrimento do nosso próximo, e, felizmente, Ilhéus está dando um exemplo de solidariedade”, concluiu Augusto Macedo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)