Exibição da Esquadrilha da Fumaça em Itabuna

É grande a expectativa da população itabunense com a exibição da Esquadrilha da Fumaça, confirmada para a tarde do dia 25 de novembro, uma quarta-feira, às 16 horas, no Jardim Beira-Rio. A apresentação mobiliza oito aeronaves T-27 Tucano – uma delas de reserva -, com o apoio de um C-105 do 1º Esquadrão do 15º Grupo de Aviação, Esquadrão Onça, que vem realizando exibições no Nordeste. Itabuna é única cidade do interior baiano incluída no roteiro desta temporada.

A exibição prevê 24 sequências de manobras, com 55 acrobacias radicais e a participação de sete aviões, narradas por um locutor em todos os detalhes. A duração será de 30 minutos, podendo ser observada por quem estiver em uma das avenidas situadas às margens do Rio Cachoeira.

A apresentação do grupo, que é considerado da elite da FAB, envolve toda uma operação de logística. A equipe terá como base operacional o aeroporto de Ilhéus, que fica a cerca de cinco minutos de voo de Itabuna. A chegada a Itabuna foi precedida por uma equipe precursora, comandada pelo capitão-aviador Alexandre Carvalho, que esteve com o prefeito Capitão Azevedo e os secretários de Planejamento e Tecnologia, Maurício Athayde, e de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Walmir Rosário, cuidando de todos os preparativos.

Histórico - A Esquadrilha da Fumaça realizou sua primeira exibição oficial em 14 de maio de 1952. Desde então, milhares de pessoas têm travado contato com os pilotos e mecânicos que os assessoram. Com mais de 3.300 demonstrações realizadas no Brasil e no Exterior, os integrantes da Esquadrilha são considerados os embaixadores do Brasil no céu. A mistura que origina a fumaça colorida é feita do habitual óleo utilizado nas demonstrações, adicionado de corante e solvente. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)