Municipalismo receberá homenagem do Senado Federal

Nesta quarta-feira, 25 de novembro, o Senado Federal homenageia o municipalismo brasileiro e os líderes desse movimento em prol da qualidade de vida dos munícipes e da boa administração. A homenagem baseia-se no dia 23 de outubro, quando os gestores de todo País promoveram o Dia Nacional em Defesa dos Municípios, idealizado e organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A sessão solene começa às 10h e foi solicitada pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). Para ele, os Municípios são importantes entes federados, mesmo os pequenos, que correspondem a quase 85% do território nacional. Dos 5.563 Municípios, 5.037 possuem até 50 mil habitantes, e 54% da população brasileira vivem em localidades com até 150 mil pessoas.

Os números usados pelo senador foram divulgados pelo presidente da CNM - maior entidade representativa do municipalismo no Brasil -, Paulo Ziulkoski. O dirigente também foi citado por Valadares por conduzir, ao longo deste ano, debates em torno da situação financeira nos Municípios.

Dia 23 - Ao longo do dia 23 de outubro, os gestores municipais, comandados pelas entidades estaduais, regionais e microregionais, levaram à população informações a respeito da crise nas finanças municipais. O evento mobilizou prefeitos, secretários, vereadores, autoridades locais, empresários e a sociedade civil em mais de 3.800 Municípios.

Os municipalistas usaram estudos da CNM para apontar as consequência das quedas nas arrecadações e a dificuldade dos Municípios em cumprir uma série de obrigações impostas pelo governo federal, principalmente em Saúde e Educação. O resultado positivo, como avalia Ziulkoski, será apresentado também pelos senadores. (Fonte: CNM)