Evento reuniu representantes de Vitória da Conquista e região

O I Seminário Municipal de Licenciamento Ambiental, realizado na última sexta-feira, 20, no auditório da Agência de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (ADTR), discutiu o crescimento econômico de Vitória da Conquista e os seus reflexos. Segundo o vice-prefeito e também secretário de Meio Ambiente, Ricardo Marques, este assunto chama a atenção da comunidade. "Tanto que superou as expectativas no número de pessoas", disse. Ricardo Marques lembrou ainda que só em 2009, até o mês de outubro, 117 novos processos em busca da licença ambiental foram abertos, representando um aumento de cerca de 46% a mais em relação ao mesmo período de 2008. "Diante disso, este seminário é um momento para sabermos como avançar no processo", concluiu.


O chefe da unidade regional do Ministério da Agricultura, Paulo Oliveira, comentou que vê com muito otimismo a iniciativa do Governo Municipal em promover esta discussão "O meio ambiente não é apenas uma questão institucional ou legal, é uma questão de sobrevivência da humanidade", afirmou o representante que ainda acrescentou que é preciso mudar a cultura em relação ao assunto.
Ratificando a idéia, o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Ubiratan Félix, disse que a Prefeitura é aliada do desenvolvimento, mas os empreendimentos têm que cumprir as normas. "Nosso desafio é fazer com que o empresário veja o meio ambiente como parceiro", revelou.


Para o presidente da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista, Ronaldo Bulhões, que também participou da mesa de abertura, o seminário foi importante porque permite que o setor público e o privado interagam. "Com ele pretendemos saber que rumo tomar, conjuntamente, para vivermos uma Conquista sócio-ambiental excelente", sugeriu.


Municipalização do licenciamento ambiental - Em Vitória da Conquista, o licenciamento ambiental passou a ser de responsabilidade do município em 2007. Hoje, a cidade possui a melhor estrutura técnica para os procedimentos de licenciamento ambiental no interior do Estado da Bahia. Uma das palestras tratou sobre a descentralização. A coordenadora de Gestão da Qualidade do Instituto de Meio Ambiente (IMA) da Bahia, Hosana Gaspar, disse que tem incentivado a descentralização do licenciamento. "Para isso temos fortalecido os municípios cada dia mais", disse a coordenadora que ainda elogiou a iniciativa da Administração Municipal: "É louvável esse empenho da Prefeitura em fazer este tipo de discussão no município, convidando inclusive outras regiões".

O evento foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, pelo Fundo Conquistense de Apoio ao Meio Ambiente em parceria com o Conselho do Meio Ambiente e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista)