Atrações artísticas da III Conferência Estadual de Cultura mudam cotidiano de Ilhéus

A III Conferência Estadual de Cultura (III CEC) vai mudar o cotidiano da cidade de Ilhéus. É a primeira vez que uma série de atrações artísticas e culturais tomará conta de diferentes pontos do município – e gratuitamente. O caráter cultural marcará a III CEC desde o início do evento. No auditório, através da utilização de uma linguagem cênica contemporânea, três artistas irão conduzir as atividades. “Tudo será inspirado na diversidade cultural. Textos e poemas vão estar focados na tecnologia de forma sucinta e objetiva”, explica Meran Vargens, atriz, diretora e coordenadora artística da III Conferência Estadual de Cultura.

Duas importantes atrações culturais, o Balé Teatro Castro Alves, com o espetáculo “.Áfrika” e “Isadora”, e a Orquestra juvenil 2 julho – do Núcleo de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia - Neojibá, marcam presença na programação cultural da Conferência, com apresentações no Centro de Convenções, ponto central das atividades, na Catedral São Sebastião, no centro de Ilhéus, e no Teatro Municipal .

Durante o encontro, haverá ainda Movimento de Rua, representado pelos dois blocos afros de Ilhéus, além de apresentação da filarmônica e do ritual “Poranci” com grupos indígenas da Bahia. “O ambiente será mais interativo, mais poético, mais sensível. A idéia é poder falar com o coração, não só com a análise, mas com a poética; não só com a razão, mas com a emoção”, diz Meran.

“Surface”: imagens projetadas dos territórios de identidade - Concebida pelo cenotécnico Joãozito com assessoria artística da diretora do Museu de Arte Moderna da Bahia, Solange Farkas, “Surface” é um espetáculo visual que traz imagens dos territórios de identidade baianos. “Aproveitamos imagens de documentários que foram feitos nos 26 territórios de identidades da Bahia e criamos um global groove, imagens de toda a diversidade que serão projetadas em looping (repetição) nessa estrutura circular”, explica Farkas.

Localizada na avenida Soares Lopes, avenida beira-mar que dá acesso ao Centro de Convenções de Ilhéus, a instalação “Surface” deve se transformar em mais um ponto de encontro dos delegados de todo o Estado que chegam a Ilhéus para debater políticas culturais, sempre regadas a uma boa programação cultural. No local também funcionará uma praça de alimentação.


Show reúne artistas nascidos em Ilhéus - Clécia Queiroz e Saul Barbosa, naturais de Ilhéus, são os artistas que comandam o show de encerramento da III Conferência Estadual de Cultura. A celebração Cultural começa no sábado (28) às 19h, no Centro de Convenções, com participação do grupo de rap O Quadro e da banda Improviso Nordestino.

A cidade de Ilhéus, através de sua Fundação Cultural, também programou uma série de eventos que se juntam à programação da III CEC. A exposição do artista plástico Goca Moreno ficará em cartaz de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, pelas alamedas históricas de Ilhéus. Formado pela escola de Belas Artes (UFBA), em 1985, Goca é dos maiores expoentes das artes plásticas no município.

Outra exposição, “Todos os Negros”, estará em cartaz na Casa dos Artistas de Ilhéus. A exposição reúne fotografias de Daniel Lordelo, Maurício Maron, Julay e Cris Passos. Há também o acervo histórico do terreiro Matamba Tombenci Neto e esculturas de Souza. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas.

Após um período de 25 dias na capital baiana, a exposição fotográfica “Rio do Engenho: Festas, Saberes e Sabores” chega a Ilhéus. As fotografias são de Anabel Mascarenhas e Joliane Olschowsky e trazem a cultura e vivência da comunidade do Rio do Engenho, distrito rural de Ilhéus.


PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA III CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA

DIA 26
Centro de Convenções:
21h - Apresentação da Orquestra Juvenil 2 de Julho – Neojibá, com direção de Ricardo Castro

Avenida Soares Lopes:
22h - Exposição / Espetáculo SURFACES (Instalação multimídia inspirada na diversidade cultural dos 26 territórios de identidade da Bahia)

DIA 27
Centro de Convenções:
19h - Balé Teatro Castro Alves / Espetáculo: “.Áfrika”

Catedral São Sebastião:
21h - Orquestra juvenil 2 julho – Neojibá

Avenida Soares Lopes:
22h - Exposição / Espetáculo SURFACES

DIA 28
Centro de Convenções:
19h - Celebração Cultural com artistas de Ilhéus:
Saul Barbosa
Grupo O Quadro
Improviso Nordestino
Clécia Queiroz

Teatro Municipal de Ilhéus:
21h - Balé o Teatro Castro Alves – “Isadora”

Avenida Soares Lopes:
22h - Exposição / Espetáculo SURFACES

Entrevista com André Stangl / Tema: Cultura e Economia Criativa


PROGRAMAÇÃO COMPLEMENTAR

Exposição Goca Moreno
Onde: Ateliê do Artista - Rua Visconde de Mauá, n°50 - Centro - Ilhéus/BA.
Quando: de segunda a sexta - das 8h30 às 17h - sábados das 8h30 às 13h.
Informações: (73) 9963-4862/9962-9010.
Entrada franca

Exposição Rio do engenho – festas, saberes e sabores
Onde: Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus.
Quando: de 12 a 30 de novembro

Exposição "Todos Negros" fotos de Daniel Lordelo, Maurício Maron, Julay e Cris Passos.
Onde: Casa dos artistas – Ilhéus.
Quando: de 09 a 30 de novembro – de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas. (Fonte: Ascom da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia)