A semana passada, em viagem a Salvador, o prefeito Zé das Virgens esteve reunido com representantes da Petrobras Biocombustível (PBio), na sede da empresa em Salvador. Na pauta estava o anúncio da abertura de um escritório da Petrobras na cidade de Irecê. Além do suporte aos plantadores de mamona dos 23 municípios que compõem o Território, o escritório servirá como base para as implantações de programas e projetos específicos para a região que é responsável por uma das maiores produções da oleaginosa da Bahia.
Para Zé das Virgens, que é formado em técnica agrícola e pequeno produtor rural, a instalação do escritório da PBio em Irecê irá aproximar os produtores à principal empresa em pesquisa e produção de biocombustível do mundo, e que servirá, também, como forma de incentivo para a produção da cultura da mamona na região. “O escritório da Petrobras em Irecê é uma amostra de que a cidade se consolida a cada dia como um dos principais centros regionais do Estado. É com grande satisfação que recebemos a notícia de que abrigaremos um ponto de uma das principais empresas do mundo. Os produtores de Irecê e região serão os principais beneficiados”, comemorou o prefeito.
O escritório da Petrobras Biocombustível ficará localizado no centro da cidade e o início do seu funcionamento está previsto ainda para este mês de setembro. Durante a reunião, onde estiveram presentes o gerente de suprimento e desenvolvimento agrícola da Petrobras Biocombustível, David Leal, a consultora do Programa do Biodiesel da Usina de Candeias, Lia Santana, o técnico especialista em mamona Benedito Carvalho; foi discutido também a realização do Encontro Regional de Produtores de Mamona, que deverá acontecer depois da segunda quinzena do mês de outubro deste ano em Irecê. Segundo Zé das Virgens, a Prefeitura Municipal dará todo o apoio necessário para que o evento aconteça, pois “estas movimentações, além de capacitar, servem como estímulo para o agricultor”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Irecê)