A 28ª Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna -Expofenita 2009 –, a ser realizada de 26 de setembro a 4 de outubro de 2009, deve atrair um público de 30 mil pessoas e cerca de 100 exporsitores, dos quais 50% agropecuaristas. A Expofenita é uma promoção conjunta da Prefeitura de Itabuna, Amurc, Centro Regional de Atividades Sociais e Agropecuária Antonio Setenta – Creasa e o Sindicato Rural de Itabuna, com apoio da Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri) e CDL de Itabuna,
O evento terá a participação da Associação de Criadores de Tabapuã do Sul da Bahia, Associação Eqüestre do Sul da Bahia (Aesb), Biofábrica-Cacau, Ceplac, EBDA, ADAB, Bahia Pesca e Central Nacional dos Produtores de Cacau (CNPC). Também conta com apoio institucional do Banco do Brasil, Banco Nordeste, Sebrae, Faeb e uma Feira da Agricultura Familiar da Seagri, mostrando aos visitantes e expositores programas implementados no Estado da Bahia.
Números da Expofenita - São esperados 30 mil visitantes e confirmados 48 expositores rurais, com 380 bovinos em exposição e 700 na feira do gado, além de 180 eqüinos, 80 caprinos e dois leilões realizados. A Expofenita vai incluir seis palestras, dois minicursos técnicos, uma Feira de Pequenos Animais, além do tradicional concurso leiteiro, com participação de produtores da região e a de mais 50 expositores comerciais, com uma previsão de R$ 3 milhões de movimentação em negócios.
Em paralelo à exposição, serão realizados o Shopping Rural Mangalarga Marchador e a Feira da Agricultura Familiar, gerando 380 empregos diretos e indiretos. A Marcha Equestre Itajú/Itapé/Itabuna, que marcará a abertura da exposição, reunirá 400 conjuntos.
Além do grande fluxo de produtores e visitantes, a Expofenita servirá para o fortalecimento e congraçamento dos setores do agronegócio regional, inclusive as entidades públicas e privadas, incrementando, fomentando e integrando os diversos interesses do agronegócio, além do setor de turismo. Os organizadores esperam como resultados o incremento ao comércio, troca de conhecimentos e experiências locais e o melhoramento do nível técnico contribuindo para o fortalecimento e desenvolvimento do agronegócio regional. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)