Ibicaraí será a primeira cidade da região cacaueira a ter implantada a Fábrica de Chocolate, projeto financiado pelo Governo da Bahia e BNDES. Foi assinado, na manhã da última quinta-feira (03), o convênio que oficializa a iniciativa entre a Prefeitura, Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Almada e Adjacência (COOAFBA). O município receberá investimentos na ordem de R$ 2,3 milhões, beneficiando cerca de 300 famílias de agricultores familiares.
A assinatura do convênio de implantação da Fábrica de Chocolate em Ibicaraí foi acompanhada por autoridades municipais, pequenos agricultores e representantes da sociedade civil, que compareceram à sala do Cine Ana. Na mesa oficial, estavam o secretário estadual, Edmon Lucas; o prefeito Lenildo Santana; o diretor da Biofábrica de Cacau, Moacir Smith Lima; o coordenador regional da Ceplac, Antônio Zózimo; o diretor regional da CAR, José Pirajá Junior; o presidente da Câmara de Vereadores, Valtaire Moreira, e a presidenta da COOAFBA, Maria do Carmo Nunes. Entre os presentes, também estavam as prefeitas de Coaraci, Josefina Castro, e de Floresta Azul, Sandra Cardoso.
Em seu discurso, o prefeito Lenildo lembrou que, com a crise do cacau, milhares de produtores rurais ficaram desempregados, causando um sério golpe na economia. “A Fabrica de Chocolate possibilitará o fortalecimento da agricultura familiar e a revitalização econômica do município. Este é o primeiro passo de um grande investimento e por isso é tão importante o envolvimento não só do poder público, mas também da comunidade”, declarou.
Edmon Lucas disse que a Fábrica de Chocolate de Ibicaraí cumprirá com o dever de qualificar a região cacaueira, que terá capacidade tecnológica para produzir chocolate com 70% de concentração de cacau e seus subprodutos. “A meta da SEDIR é fortalecer a agricultura familiar, seguindo as políticas de inclusão social defendidas pelo governador Jaques Wagner”, disse o secretário estadual. Ele adiantou ainda que, futuramente, serão assinados convênios de cooperação técnica com a Ceplac e SEBRAE para capacitar os pequenos produtores atendidos pela nova fábrica.
Além da assinatura do convênio, a solenidade foi marcada também pela doação de 50 quilos de sementes para os pequenos agricultores do projeto Feira Verde. A iniciativa, que atende 29 famílias, também foi beneficiada com a instalação de um sistema de irrigação por gotejamento, fruto da parceria entre a SEDIR, Prefeitura de Ibicaraí e Terwal Máquinas.
A fábrica - Com capacidade de produção diária de 600 quilos de chocolate e 127 quilos de nibis ou liquor, a Fábrica de Ibicaraí integra o projeto do governo baiano de agroindustrialização do cacau. Ela será administrada pela COOAFBA, tendo o acompanhamento técnico de Raimundo Mororó e monitoramento da SEDIR e da CAR . Em contrapartida, o governo municipal efetuou a doação do terreno e colaborou com a elaboração do projeto. A previsão é que a fábrica comece a funcionar a partir de abril de 2010. Uruçuca, Itajuípe, Buerarema e Coaraci serão os próximos municípios contemplados. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ibicaraí)