Secretaria de Saúde quer imunizar quase 27 mil cães e gatos em Ilhéus

A Secretaria de Saúde realiza neste sábado, dia 26, das 8 às 17 horas, com a utilização de 40 postos, o Dia Municipal contra a Raiva. A meta do trabalho, que vai até o próximo dia 30, é vacinar cerca de 80 por cento dos 33 mil cães e gatos existentes em Ilhéus. Aloísio Leite, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Ilhéus, chama a atenção para a importância das pessoas levarem seus cães e gatos aos postos, uma vez que o Nordeste vem apresentando uma incidência significativa da doença, que pode ser transmitida por cães, gatos e morcegos através da mordida.

Segundo o coordenador do CCZ, para atingir a meta municipal e contribuir para o combate à enfermidade, cinqüenta vacinadores estarão trabalhando neste sábado. Ele lembra ainda que a vacina que será ministrada garante um grau de imunização muito maior do que as vacinas anteriores. “Em agosto, todos os profissionais que estarão atuando neste dia 26 receberam um treinamento. Na oportunidade, a veterinária Patrícia Sicupira explicou que a região Nordeste foi a única do país a ser contemplada com a nova vacina anti-rábica, que traz uma fórmula capaz de produzir menos efeitos colaterais”.

A Raiva, também conhecida como hidrofobia, é causada por um vírus Seu agente causador desencadeia-se principalmente em mamíferos como cães, gatos e morcegos. O vírus da doença pode ser transmitido através da mordida do animal. Na fase inicial, há apenas dor ou comichão no local da mordida, além de náuseas, vômitos e mal estar moderado (mau humor). Na fase seguinte, surgem espasmos musculares intensos na faringe e na laringe, com dores na deglutição. O indivíduo, então, ganha um medo irracional e intenso ao líquido, chamado de hidrofobia. Esta fase é considerada terminal. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)