Lauro de Freitas lança campanha para descarte responsável de pneus

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) de Lauro de Freitas lança neste sábado (26) uma campanha para incentivar a coleta seletiva de pneus usados. Com a imagem do mascote “Sr. Recicleu”, a intenção da campanha é alertar a população para os bens ambientais que se podem obter com a destinação correta desses materiais, que também evitam a aparição de focos de dengue, febre amarela e doenças transmitidas por roedores, como a leptospirose.

Em 2008, a prefeitura firmou, através da Sesp, um convênio com a Reciclanip, uma entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli, cujo foco principal é a coleta e destinação de pneus inservíveis no Brasil. O convênio busca desenvolver ações conjuntas e integradas, visando proteger o meio ambiente através da destinação ambientalmente adequada dos pneumáticos inservíveis.
Os pneus coletados são estocados no Centro de Podas e Entulhos (CPE), antigo lixão do Quingoma, que ganhou reforma em sua infraestrutura, com a colocação de cerca, portões, construção de guarita e instalação de balança rodoviária. Antes da reforma, o local ficava sujeito à ação de pessoas que invadiam o local e queimavam os pneus para vender o aço que os constitui. “Hoje isso não mais ocorre, e o CPE tem capacidade de estocar até 8 mil pneus, sendo que coleta uma média de 250 por dia”, disse a coordenadora executiva da Sesp, Márcia Dantas.
A coleta dos pneus é realizada todas as terças e quintas-feiras nos 42 estabelecimentos cadastrados com um caminhão com carroceria de madeira. Para acionar a Sesp, a população pode ligar para o 0800 284 8833. Quando há quantidades maiores que três mil pneus estocados nos 150 metros quadrados do CPE, é chamada uma unidade da Reciclanip que faz a coleta do material sem qualquer custo para a prefeitura. Os pneus são encaminhados para São Paulo onde podem alimentar os fornos de fábricas de cimento cadastradas pelo IBAMA ou podem virar matéria-prima para a confecção de solas de calçados ou tapetes para veículos, dentre outros fins.
“A nossa campanha é um projeto de utilidade pública, pois buscamos colocar esse material que antes poluía os rios e causava obstrução de galerias de esgotos como matéria-prima de volta para o sistema produtivo. E se olharmos para o Sr Recicleu, nosso mascote, veremos que ele é uma figurinha simpática, que só tem um único fio de cabelo, já está careca, e que agora não será mais abandonado”, comentou Márcia Dantas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)