Crianças de Ilhéus participam de projeto sobre educação ambiental

Com o objetivo de formar nas crianças de Ilhéus, com idades a partir de 4 anos, atitudes voltadas para a preservação ambiental, a escola municipal de educação infantil Perpétua Marques realiza um grande desfile ecológico amanhã, dia 25. A saída será da praça Florêncio Gomes, bairro Cidade Nova, a partir das 15 horas, com parada final na praça J. J. Seabra, centro da cidade. Em paralelo a essa ação eles participam desde julho do projeto “Preservar também é coisa de criança” com ensinamentos sobre conscientização do exercício da cidadania, do desenvolvimento da curiosidade e dos valores de preservação da vida.

A diretora da escola, Silvana Patrícia de Siqueira Santana, diz que no projeto “Preservar também é coisa de criança” cada turma abordou uma temática diferente, a exemplo de “Água, cuidando hoje para garantir amanhã”; “Bichos da mata”; “Na onda da preservação, praia limpa é a solução”; “Preservação das tartarugas marinhas”; “Sacolas retornáveis e a questão ambiental: uma saída para evitar a poluição” e “Plantas para respirar”. O apoio é da Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria municipal de Educação e da Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata).

Durante os três meses que o projeto vem sendo desenvolvido na escola, a professora explica que “as crianças têm hoje muita preocupação e uma visão diferenciada sobre a questão da preservação. Cada uma delas afirma que em casa lembra aos pais ou responsáveis sobre os cuidados para evitar o desperdício de água, sempre alertando ao perceber a torneira da pia ou a descarga do vaso sanitário derramando”. Segundo Silvana Patrícia de Siqueira Santana, a escola executa o projeto ”Sacolas retornáveis”, com vistas a evitar que as pessoas levem para casa sacolas plásticas que poluem o meio ambiente.

A escola conta atualmente com 240 crianças que estão na educação infantil. Em parceria com o Ministério Público de Ilhéus, os alunos terão seus trabalhos publicados no jornal “Eco Kids”, do MP. Os primeiros materiais editados foram dos estudantes do Colégio São Jorge. “Agora, serão os da nossa escola, o que deixa a equipe técnica da escola Perpétua Marques orgulhosa diante desse resultado positivo do nosso projeto”, completa Silvana Patrícia de Siqueira Santana. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)